Beleza: entenda as condições de sua pele

por Sonia Corazza

Matéria publicada na revista Veja,  sobre o livro da dra. Leslie Baumann, intitulado The Skin Type Solution, causou o maior furor.

Continua após publicidade

Gente, vamos separar as coisas e dar as explicações devidas. A obra tem um mérito imenso, pois a dra. Leslie, professora da Universidade de Miami, conseguiu fazer uma grade de  questionamentos, onde  consegue, mediante colocações simples e práticas, avaliar a tipologia e condição da pele de seus pacientes, classificando-os em 16 estados diferentes.

Mas é bom entender melhor o que isso significa, para não confundir os fatos. Vejam, 'não estava tudo errado'… como Veja disse no título de sua matéria.

Tipologia e condição de pele

A pele é uma barreira natural que protege o corpo das agressões externas. Existem basicamente quatro tipo de pele: normal seca, oleosa e mista, avaliação esta realizada mediante e produção de gordura e suor efetuada pelas glândulas sebáceas e sudoríparas.

Continua após publicidade

A ação do sol, ar-condicionado, vento, poeira e poluição destroem a resistência natural da pele, causando a formação de manchas e alterando o relevo cutâneo, com o aparecimento de linhas e rugas. Com o passar dos anos o organismo desacelera a velocidade de renovação das células, havendo também diminuição na produção de substâncias lubrificantes naturais, propiciando o aparecimento de manchas, linhas e sinais de expressão. Além disso,  a qualidade da alimentação e os hábitos de cuidado com o corpo físico também alteram a pele, transformando sua condição. Desta forma temos quatro condições básicas da pele: jovem, madura, sensível ou resistente. Portanto cruzando estas possibilidades de tipo e condição de pele chegamos aos 16 estados propostos pela dra. Leslie.

 A avaliação indispensável

No seu questionário de 64 questões a dra. Leslie consegue, de forma sucinta, agrupar as pessoas de acordo com seu estado de pele e prescrever o melhor cuidado facial para cada uma. Este deve ser somente um primeiro filtro para saber qual o tipo de formulação ideal para cada pele. Porém, nunca se deve esquecer da avaliação ao vivo e da *anamnese individual, pois o histórico particular é rico e vital para o sucesso do tratamento.

Continua após publicidade

A partir desta coleta de dados, a busca pelos ingredientes e tipos de formas cosméticas fica mais fácil e mais propensa ao sucesso. Mas vejam pessoal, a escolha do título

"Pele – estava tudo errado" para a matéria de Veja foi infeliz, pois o estudo da pele, bem como do organismo humano em geral, vive um momento histórico ímpar, onde a nanociência faz descobertas novíssimas a cada dia.   Daí a pensar que tudo o que se sabia até agora é errado, há uma grande distância. As indústrias farmacêutica e cosmética pesquisam seus produtos com cientificidade e estudos clínicos profundos, garantindo resultados e segurança de uso. O que é efetivo, é comprovadamente efetivo, não estava tudo errado.

Fale com seu dermatologista. Estou certa de que um profissional idôneo e que conheça seu estilo de vida sempre é vital para ajudar na escolha das formulações para proteger este, que é o maior órgão do corpo.

*Anamnese: histórico que vai desde os sintomas iniciais até o momento da observação clínica, realizado com base nas lembranças do paciente. Fonte Dicionário Houaiss