Dieta de beleza para pele, cabelo e unha

por Sonia Corazza

Nessa época do ano muita gente ganha peso devido à alimentação mais calórica e desequilibrada. Portanto, vamos falar de reeducação alimentar, afinal esta é a única forma de manter o shape e ainda ganhar pele, cabelos e unhas saudáveis e belos.

Continua após publicidade

Baseado nas diferentes ações que nosso organismo realiza durante o dia, este cardápio respeita a atividade enzimática das diversas substâncias presentes no menu equilibrado, favorecendo o metabolismo e a digestão correta de cada ingrediente. Desta forma:

1º) Deverão ser realizadas seis refeições diárias, procurando obedecer os horários fixados para cada ingestão, já que são aqueles onde as reações bioquímicas acontecem de forma maximizada.

2º) Comece fazendo um Diário Alimentar, com os registros do que come e como se sente. Este histórico é muito enriquecedor para quando for falar com seu médico.

3º) Alimentos terminantemente proibidos: Gordura Trans ( Gordura vegetal hidrogenada), margarina, refrigerantes, adoçante (com exceção de Stévia)

Continua após publicidade

Importante: Respeitar horários e combinações de alimentos é vital para conseguir resultados na sua saúde, que se refletirá em beleza e bem-estar. Proteínas e carboidratos devem ser ingeridos segundo as orientações abaixo, para não comprometer a digestão.

Refeições

Entre 7:00 e 8:00 hs da manhã: café da manhã

Continua após publicidade

Uma a 3 frutas frescas (qualquer uma, pois aportam ciclodextrinas e enzimas proteolíticas para o organismo, são fundamentais para processar o almoço que virá)

Uma porção de proteína Láctea (leite, iogurte, queijos, preferencialmente cottage, rticota, queijo branco ou petit suisse)

Uma porção de cereais (aveia, granola, pão integral, pão de centeio, soja ou sementes, como linhaça, gergelim, etc)

Cafeína, que pode ser na forma de uma xícara pequena de café, uma xícara de chá verde ou preto, ou pó de guaraná. A cafeína é adrenérgica e vai dar o ânimo necessário para começar bem o seu dia.

10h00: lanche do meio da manhã

· Esta é a hora de aportar ácidos graxos essenciais para o organismo. Ômega 3( Ácido alfa linolênico), 6( Ácido linoléico), 7 (Ácido palmitoleico) ou 9 (Ácido oléico ) na forma de deliciosas castanhas, como castanha do pará, castanha de caju, nozes, amendoim, amêndoas, avelã, ou noz pecã. A porção não deve exceder 5 unidades da cada.

Entre 12h30 e 13h30: almoço

Esta é a hora de combinar proteínas animais, onde entram todos os tipos de carne (bovina, suína, aves, peixes, frutos do mar, ovos, caça, etc), as verduras, legumes e grãos.

15h00 :lanche da tarde

Este é o momento onde há uma queda brusca no índice glicêmico, portanto momento para comer aquele docinho tão aguardado! É claro que o ideal seria priorizar um bom chocolate, com pelo menos 60% de amargo, numa porção de 30 gramas diárias. Mas os doces caseiros, como abóbora, arroz doce, bolos, tortas e pudins onde se priorize o açúcar mascavo, a farinha integral e a boa qualidade dos ingredientes, são muito bem-vindos.

Entre 19h00 e 20h00: jantar

É a hora dos carboidratos puros, como arroz, massas e legumes.

Às 22h00 é hora do leite com mel para preparar o sono.

Avalie seu peso, massa corporal e medidas antes de adotar o cardápio. Compare com as mesmas características daqui a um mês e veja que bela diferença!

Boas garfadas e beijos.