Atentar-se à respiração é uma forma eficaz de desintoxicar o organismo

por Sonia Corazza

Somos uma geração de seres intoxicados. Desde tempos ancestrais, em todas as culturas e religiões, se praticava o jejum como forma de limpar corpo, mente e espírito em períodos de renovação.

Continua após publicidade

Semana Santa no catolicismo, Ramadã para os muçulmanos, Yom Kipur dentro do judaísmo, tempo de reflexão para os budistas – todo mundo jejuava! Mas a correria da vida atual relegou esse hábito tão salutar ao esquecimento.E perdemos muito com isso.

Urbant tox

Mora numa cidade poluída? Engole refeições industrializadas? Usa e abusa de esmaltes ultracoloridos, tintura capilar, descolorantes ou qualquer outro cosmético sem ler a composição?

É bem provável que você tenha algum nível de intoxicação corporal e que seu fígado esteja trabalhando em regime intensivo, sem muito sucesso.

Continua após publicidade

O maior alimento para nosso corpo é o sangue, é nele que circulam o ar, que traz oxigênio ao corpo e possibilita que todas as reações aconteçam, e também os nutrientes vindos da alimentação. Viver em grandes centros urbanos, alimentar-se com comida industrializada, ser sedentário, estressado e insone são alguns dos fatores que aumentam a produção de substâncias tóxicas no corpo e inundam o sangue de detritos contaminantes para todos os órgãos.

O corpo intoxicado sobrecarrega os sistemas vitais. O digestivo não processa os alimentos corretamente e o estômago sofre com azia. Os rins acumulam minerais e a urina se torna opaca. O intestino não consegue eliminar os detritos da má alimentação, reabsorvendo parte dessa sujeira. E as células ficam sobrecarregadas, acumulam líquido tóxico, pressionando veias e artérias.

Sintomas de um corpo "cheio de lixo"

Continua após publicidade

Celulite, inchaço, vasos estourados e varizes são apenas alguns dos danos de um corpo "cheio de lixo". A pele e seus anexos sofrem com a falta de oxigenação, tornando-se secos e sem viço. O cabelo fica sem brilho e a maciez, as unhas descamam e quebram facilmente, o rosto perde a tonicidade. O que fazer?

Rituais de desintoxicação

Além dos jejuns parciais e totais, outras práticas purificantes também ajudam a eliminar toxinas. O hammam, banho de vapor, e a sauna seca usam os efeitos de calor para provocar uma sudorese intensa que ativa a eliminação das impurezas através da pele. A esfoliação cosmética arrasta as células mortas depositadas sobre a epiderme.E a drenagem linfática, massagem que ajuda a movimentar os fluidos retidos nas camadas mais profundas da pele, acelera a eliminação pela urina.

Mas a primeira maneira e a mais simples de estimular a limpeza do seu organismo, é simplesmente respirar lenta e profundamente – simples assim! Técnica vinda das lições iogues, o controle da respiração é uma ferramenta poderosa, basta se conscientizar desses movimentos autônomos de inspirar e expirar por alguns minutos, para que uma sequência de estímulos ajude as 10 trilhões de células do seu corpo nas trocas metabólicas, favorecendo a desintoxicação. Então inspiiiire e expiiiire para começar a faxina.