Vai ao salão de beleza? Cuidado!

por Sonia Corazza

Num país onde se cultua a vaidade como o Brasil, é raro encontrar uma mulher que não dedique algumas horas da semana para fazer as unhas, colorir e estilizar os cabelos, depilar ou se maquiar. Ótimo! Porém tudo isso, que a princípio parece inofensivo, pode trazer grandes transtornos se alguns cuidados fundamentais não forem adotados.

Continua após publicidade

Vou falar dos cuidados com as duas rotinas estéticas mais adotadas. Fique atenta a estas dicas importantes, para não contrair micoses e alergias depois de freqüentar o seu salão ou clínica de estética:

1º) Na manicure e pedicure

O problema mais grave é onicomicose, infecção que atinge as unhas, causada por fungos, que pode ter nas tesouras ou alicates contaminados, uma fonte de transmissão muito comum.

Para evitar esta doença, de difícil e prolongado tratamento, tenha seu próprio material de cutelaria e leve-o em cada visita. Não se esqueça de realizar a esterilização em casa, após cada sessão.

Continua após publicidade

Para evitar qualquer tipo de contaminação desse tipo, mantenha as cutículas para proteger a matriz da unha. Para afinar as regiões mais espessadas, peça para a profissional aplicar um creme especial para cutículas, massagear suavemente até a completa absorção e remover somente os cantos endurecidos e a pele solta com o auxílio do seu alicate.

Não use chinelos, luvas ou recipientes para deixar mãos e pés ”de molho”, pois estes também são vetores de transmissão de microorganismnos patogênicos. A Tínea interdigital, popularmente conhecida como frieira, pode ser facilmente transmitida por estes tipos de acessórios.

2º) Na depilação

Continua após publicidade

Os fungos estão em toda parte, quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor e umidade, que alteram o equilíbrio da pele, se reproduzem e passam então a causar doenças. As fórmulas “caseiras” de ceras depilatórias são excelentes meios de proliferação fungica. Misturas de mel, açúcar e limão funcionam como um banquete para os microorganismos causadores da Tínea crural, que atinge a região da virilha, formando áreas avermelhadas e descamativas, com bordas bem limitadas, que se expandem para as coxas e nádegas, acompanhadas de muita coceira.

Para evitar este transtorno, só faça uso de produtos industrializados e tenha certeza de que o produto não será reaproveitado. É comum ver profissionais inescrupulosas que “coam” os pêlos removidos e depois reutilizam o produto inúmeras vezes. Imaginem o caldo de cultura de microorganismos que se forma, contaminando um monte de gente!

Higiene é fundamental para se ter beleza inteligente!