Beleza inteligente: rotinas que fazem a diferença

por Sonia Corazza

É impressionante como nosso organismo se beneficia de pequenos cuidados diários. São atos muito simples, que se incorporados ao dia a dia funcionam como verdadeiros escudos de defesa da pele e do cabelo, além de estimular as funções vitais.

Continua após publicidade

Vou falar de alguns deles e ensinar táticas muito fáceis de se colocar em prática, que muito podem fazer pela sua beleza inteligente.

Simples assim…

Lenços umedecidos

A limpeza e refrescância oferecida pelos lenços umedecidos é polivalente. Além de remover impurezas e oleosidade que se depositam na pele durante o dia, também oferecem um frescor que revigora a pele e o ânimo. Escolha aqueles produtos formulados sem álcool, com perfume suave e contendo algum agente de limpeza delicado, como os polisorbatos. Rosto e mãos se beneficiam dessa ação gostosa e restauradora.

Continua após publicidade

Protetor solar

O uso do protetor solar evita o envelhecimento precoce da pele e outros danos causados pela radiação UV. Escolha um hidratante diário com FPS-15, se você vive em cidades não litorâneas. Para áreas muito ensolaradas, como praia e campo, prefira os que oferecem maior proteção, mas não se esqueça que o segredo de ação está na reaplicação a cada duas horas. De nada adianta usar uma fórmula com FPS-30, aplicada somente pela manhã. Se você fica protegida da luz solar, uma reaplicação na hora do almoço, após uma limpeza rápida com lenços de limpeza, já é suficiente. Use em todas as áreas expostas à radiação solar.

Sabonetes líquidos

Continua após publicidade

O uso de sabonetes líquidos para lavar freqüentemente as mãos evita a perda dos lipídeos que revestem essa delicada pele, tornando-a mais protegida do ressecamento e desidratação.

Finalizadores

Os finalizadores aplicados nas pontas dos fios restauram a proteção natural e doam maleabilidade e brilho. Escolha um produto contendo aminoácidos reestruturadores, como lisina, cisteína ou glicina. Aplique o produto nas mãos e espalhe pelos fios, massagendo até perfeita distribuição. A seguir penteie para estilizar.

Musculatura facial

Movimentos estimulantes da musculatura facial reforçam o tônus da pele e melhoram a aparência de rugas e linhas de expressão. Faça 3 séries de 5 repetições por dia, manhã, tarde e noite, os seguintes movimentos:

1 – Exercícios para os lábios

Coloque a pontas dos dedos indicadores e médios unidos no sentido vertical, sobre os cantos dos lábios. Tente dar um beijo no ar enquanto os dedos impedem o movimento dos lábios.

2 – Exercícios para as pálpebras

Feche os olhos e os contraia intensamente, mas sem franzir. Conte até dez, mantendo-os fechados, eleve as sobrancelhas e só então abra os olhos.

3 – Para rugas entre as sobrancelhas

Tente enrugar a região enquanto prende a pele com as pontas dos dedos indicadores

4 – Para rugas horizontais na testa

Usando os dedos indicadores e médios, coloque-os sobre a fronte tente levantar a sobrancelha, enquanto os dedos tentam impedir o movimento.

5 – Para atenuar o bigode chinês (sulco naso geniano)

Sorria de lábios fechados. Abra-os ligeiramente, fazendo com que fiquem por cima dos dentes. Conte até dez, e faça a letra "O", contando também até dez.

6 – Para fortalecer as maçãs do rosto

Encha bem as bochechas de ar, conte até dez e expulse o ar lentamente.

7 – Para a musculatura do pescoço

Com a boca fechada, passe a língua pelo céu da boca.