Atitudes de bem-estar que ajudam a economizar – Parte III

por Eliana Bussinger

Veja dicas de poupança associadas ao bem-estar.

Continua após publicidade

1ª) Aprecie os alimentos que você compra e não os deixe estragar na geladeira

Bem, essa dica provavelmente você já sabe, mas que tal olhá-la sob outra perspectiva. Quase 1/3 dos alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo, antes mesmo de chegar às nossas casas. São perdidos na produção, na colheita, no transporte, no armazenamento. Pegue um alimento qualquer: um inhame por exemplo. Role ele em suas mãos. Pense que ele esteve na terra, que era uma simples semente, que se esforçou para crescer, lutou contra as intempéries do tempo e das pragas e agora está ali, entre seus dedos, para alimentar você. Deixar um alimento desses estragar na geladeira é não dar o mínimo valor a essa luta e, ao mesmo tempo, não valorizar a sua própria luta para conseguir o dinheiro para comprá-lo. Deixar carne estragar é ainda pior. Um animal morreu para nos alimentar. Deixar a carne estragar na geladeira é desprezar a própria vida sacrificada inutilmente.

2ª) Aprenda a cozinhar

Se você aprender a apreciar o alimento que está em suas mãos, você gostará de cozinhar, de misturar os temperos e aprenderá a apreciar a abundância e os nutrientes que estarão à sua disposição. Você já viu restaurantes que usam cardamomo, tomates e berinjelas orgânicas, dill, feijão rosa e feijão bolinha? Claro que eles existem, mas são raros. Na sua cozinha nada disso precisa ser raro. A sua imaginação é o único limite. Cozinhe, experimente, delicie-se.Com isso você come menos fora, melhora sua saúde e a do planeta. Você não gosta de cozinhar? Então não faça dessa ação algo solitário. Convide amigos e parentes para a sua cozinha. Ou então, coloque um fone de ouvido e dance enquanto prepara seu alimento.

Continua após publicidade

3ª) Faça um mural de sonhos e cole na porta interna do seu armário – aquele que você abre todos os dias de manhã, antes de ir para o trabalho ou para escola.

Pesquise na Internet ou nas revistas, imprima, recorte fotos, frases, cole em uma cartolina e faça seu mural: fotos da casa ou da viagem dos seus sonhos, fotos do carro dos seus sonhos, do casamento dos seus sonhos… Coisas que não cabem no seu salário, que você precisará “juntar” dinheiro para conseguir. Todo dia de manhã ao abrir seu armário e de noite antes de dormir, olhe para essas fotos, sorria para seu mural. De manhã diga: “Hoje estarei dando mais um passo para conquistar “você”. Não comprarei nada de que não necessito, não desperdiçarei minha energia e tempo. Estarei focada nessa conquista”. À noite diga:” O dia foi ótimo. Nada fiz que me afastasse de “você”. Estou mais perto de torná-lo realidade”. E durma em paz.

4ª) Compre qualidade e não quantidade

Continua após publicidade

Parece incrível que isso nos economize dinheiro, já que qualidade quase sempre significa mais caro. Mas aqui existem dois aspectos: o primeiro deles é que cuidamos muito mais das coisas pelas quais pagamos mais caro e portanto elas acabam durando mais. Segundo, elas realmente duram mais, portanto, não precisamos repô-las com freqüência. Parece até aquela história do biscoito que é fresquinho. Com certeza, em certas situações, o barato saí caro mesmo. A gente não dá valor, estraga fácil, provoca tédio. Pense nisso quando for comprar algo, seja lá o que for.

5ª) Vá para a frente do espelho

Na frente do seu espelho quero que você pense duas coisas. A primeira é que a pessoa para a qual você está olhando agora, nesse momento, você construiu ao longo de muitos anos. Tudo que você fez transformou-a nessa pessoa. Isso é o presente, resultado das suas ações passadas, da comida ingerida, dos afagos recebidos, dos tratos com a pele, com os cabelos, das viagens, das meditações, das noites bem ou maldormidas, das preocupações com as dívidas. Enfim, você chegou até aqui desse jeito porque agiu de uma determinada maneira. Agora, olhe para esse mesmo espelho e tente se imaginar em cinco, dez anos. O que você vê? Esse é o seu futuro. Aquele que você começa a preparar agora. Algo precisa mudar? Defina o que é e mude. Você não tem outra alternativa. E se poupar e investir estiver nessa lista (talvez para a aposentadoria, a sonhada viagem ou a bendita plástica) então é hora de começar a agir. Vá até a primeira lista das ações aqui propostas e comece a poupar ainda hoje!