Sou bem resolvida sexualmente, mas não atinjo o orgasmo. Por que será?

por Margareth dos Reis

"Já fui a vários ginecologistas e relatei que não consigo ter orgasmo. Acredito conhecer bem o meu corpo, minhas posições preferidas, pratico a masturbação, tenho uma lubrificação bem acentuada. Já tive alguns parceiros e hoje, casada há alguns anos, nunca atingi o orgasmo. Um dos meus ginecologistas me receitou uma medicação manipulada, acredito ser testosterona, mas ainda assim não resolveu. Fui a uma psicóloga e ela não detectou nenhum problema psicológico. Não sei quem mais procurar. Gostaria de uma orientação sobre o que fazer."

Continua após publicidade

Resposta: Você fez, fez, fez, mas pelo jeito não chegou ao que se estabeleceu consenso entre os especialistas que atendem os casos de disfunções sexuais: o tratamento que envolve, concomitantemente, um recurso (ou acompanhamento) médico específico e psicoterapia sexual.

Com isso, entre os vários ginecologistas que procurou, chegou a receber indicação de medicação e diz que não funcionou. Também foi a uma psicóloga que você diz que não detectou nenhum problema psicológico. Contudo, você não menciona que tipo de orientação recebeu do médico, antes, durante e após a interrupção da medicação; da psicóloga em relação a você não conseguir atingir o orgasmo e nem se havia interlocução entre esses profissionais.

As respostas à terapêutica combinada (médica-psicológica), com profissionais especializados em Sexualidade Humana, são sempre melhores no sentido da superação do problema sexual. Não é possível afirmar porque você não consegue chegar ao orgasmo, mas é possível elencar vários fatores que podem interferir na resposta sexual humana, tais como: físicos, culturais, individuais, sociais e relacionais. Por isso a importância de uma avaliação conjunta, completa que inclua a interface entre os profissionais que forem atendê-la.

Mais do que se sentir bem resolvida, você ainda precisa avaliar as expectativas que tem em relação ao orgasmo e a qualidade do entrosamento com o seu parceiro. É preciso alcançar uma boa medida de autoconhecimento para cuidar dos fatores que podem estar contribuindo para a sua insatisfação sexual e superá-los com êxito.

Continua após publicidade