Minhas ações são coerentes com o que penso e sinto?

por Rosemeire Zago

Hoje estou muito feliz, e quero dividir essa emoção com cada um de vocês!

Continua após publicidade

Como sabem, esse espaço é um convite para refletir sobre seus sentimentos e por isso, participem, perguntem, é isso que fará com que cada artigo reflita exatamente aquilo que vocês precisam quando estiverem navegando pelo site. E quero terminar o ano agradecendo… agradecendo a oportunidade de estar aqui partilhando meu conhecimento com vocês e que todos possamos somar e trocar opiniões, sugestões, dúvidas, para que eu possa fazer um trabalho que venha ao encontro das necessidades de cada um.

E neste momento, você sabe o que está precisando, desejando, querendo? Vivemos muitas vezes tão automatizados, e por que não, acomodados, que nem sempre conseguimos identificar facilmente o que queremos. Parece brincadeira, mas é sério. Pergunte a si mesmo: “O que quero para mim?” E fique atento a resposta, talvez você se surpreenda. Ou ainda pode ser que perceba o quanto é difícil identificar aquilo que está tão perto de você, ou melhor, o que está dentro de você, mas de tanto que já se acostumou a olhar apenas para fora, para o externo, você sequer se propõe a ter o trabalho de mergulhar no mais profundo do seu “eu”. Mas não se assuste, é assim mesmo que a maioria das pessoas age.

O mais comum é reprimirmos tudo que sentimos, como se fosse errado demonstrar ou sentir uma emoção, afinal é assim que aprendemos desde muito pequenos, não é mesmo? E assim vamos levando a vida, ou talvez, deixando que a vida nos leve, como diz a música de Zeca Pagodinho. E sem consciência dos próprios sentimentos, dificilmente conseguirá responder a pergunta feita acima. Ou ainda, você poderá até responder, mas provavelmente será algo muito distante do que você realmente quer, pois estamos muito mais acostumados, ou até mesmo robotizados, a desejar aquilo que esperam de nós, pois se respondermos o que queremos, nem sempre seremos aceitos, aprovados e, amados. E como a grande maioria tem a necessidade, ainda que inconsciente, de ser aprovado, aceito, e principalmente amado, vive a vida negando tudo o que quer e sente para simplesmente agradar aos outros. Não será o seu caso?

Esquecemos que ao agradar aos demais podemos estar negligenciando necessidades muito mais básicas, como o respeito e amor a nós mesmos. E nesta confusão é que surgem os conflitos, tanto na relação com as outras pessoas como dentro de cada um de nós. E para lidar com estes ou outros conflitos é que se torna importante a reflexão de nossos sentimentos, aprendendo a identificar e aceitar o que quer que seja que estejamos sentindo. Nada de continuar negando ou reprimindo seus sentimentos e/ou emoções.

Continua após publicidade

Você pode até escolher com quem falar, ou manter tudo só para você, mas não pode continuar negando o que carrega dentro de si. Até para mudar um comportamento, um padrão destrutivo de relacionamento, ou qualquer outra mudança que deseje, é preciso antes de tudo identificar, aceitar, para depois mudar. Do contrário, manterá tudo igual e os resultados também não mudarão, portanto é hora de parar uns minutos e refletir… Nada de permanecer no papel de vítima, lamentando-se por tudo de ruim que está acontecendo em sua vida, esperando por um salvador. Você, e só você, é responsável por tudo que lhe acontece. Portanto, se deseja mudar algo, comece identificando seus sentimentos, reconhecendo o que quer e não quer mais para você. Pare uns minutos e pergunte-se: “O que estou sentindo agora?” ou ainda: “O que quero para minha vida?” ou “O que estou fazendo com minha vida, estou agindo de forma coerente com o que sinto e quero para mim?”

Sim, é preciso se ouvir e se respeitar, ou seja, agir de modo coerente entre o que você sente e o que faz. Você está fazendo isso? Quanto a mim, eu quero continuar participando de sua vida, deste site, escrevendo artigos que proporcionem a reflexão dos sentimentos. Desejo muito que você se encontre e viva acima de tudo sem dor, quero ser feliz e que você também seja!

E para que possamos continuar nessa corrente de aprendizagem, crescimento, evolução e amor, comece refletindo pelo que você pode agradecer. Eu agradeço por estar aqui, e por você existir em meu caminho, e você?

Continua após publicidade