Sem medo de se conhecer

por Rosemeire Zago

Por que o título acima? Minha intenção com meus artigos é desmistificar o medo que algumas pessoas, infelizmente ainda a maioria, têm de se conhecerem.

Continua após publicidade

Você já reparou que só paramos mesmo para pensar, refletir nossos valores e crenças, e a forma como estamos conduzindo nossa vida, quando acontece algo que nos cause impacto? Ou seja, diante de um acidente, doença, conosco e/ou com quem amamos ou quando há o falecimento de uma pessoa próxima é que paramos, pensamos e geralmente nos perguntamos: por quê?

Do contrário, todos tendemos a nos deixar levar pela correria e com ela, vivemos no automático, ficamos no superficial. E para nos conhecer é necessário, além de vontade, disposição, um tempo que nos permita relaxar nossa mente para que possamos nos ouvir. E para isso é preciso sim ir mais na profundidade de nosso ser. Talvez encontraríamos mais respostas se nos perguntássemos: para quê? Ou ainda: o que posso ou tenho que aprender com tal fato? Sim, são necessárias muitas perguntas e o desejo sincero de ouvir as respostas. E para desespero de alguns, as respostas não estão fora, mas dentro de cada um de nós.

Mas por que o medo de se conhecer?

Por que algumas pessoas têm verdadeiro pavor quando falamos de autoconhecimento?

Continua após publicidade

Afinal, saber o que quero para minha vida, e principalmente, saber o que sinto diante das situações, não é algo que aprendemos desde os primeiros anos de nossa vida, não é ensinado na escola ou na família. Não somos incentivados a buscar as respostas dentro de nós, pelo contrário, aprendemos a reprimir o que sentimos, o que queremos e a supervalorizar tudo que vem de fora. A começar pela mídia, que nos instiga a consumir, seja o que for, e com isso tendemos a buscar tudo que precisamos no externo. Aprendemos a consumir com a falsa ilusão que isso nos fará sentir melhor; aprendemos a acreditar que o outro sim nos fará feliz, e assim vamos dependendo cada vez mais da opinião do outro, de seu reconhecimento e aprovação, de seu eterno amor, enfim, estamos sempre esperando ser salvos por algo ou alguém.

Perceba, tudo de fora, sempre dependendo de outra coisa, de outra pessoa. Aprendemos ainda, desde cedo, a competir cada vez mais para sermos o melhor, passando muitas vezes por cima de quem for, e até de nós mesmos, e sequer percebemos. Enfim, aprendemos sim a nos boicotarmos, nos punirmos, culparmos, criticarmos e sofremos. Sofremos muito! Ou seja, estamos sempre aprendendo a não confiar em nós. E por que não confiamos? Por que não nos conhecemos! Ninguém confia em quem não conhece.

Dificilmente somos estimulados a acreditar em nós mesmos, em perceber que temos uma essência maravilhosa, que merecemos ser ouvidos! A começar por nós mesmos. E se não acreditamos em nós, como podemos nos ouvir, e assim nos conhecer?

Continua após publicidade

Penso que autoconhecimento está diretamente relacionado, entre outros fatores, com a gratidão. Você tem o hábito de agradecer por sua vida, saúde (a qual também só valorizamos quando adoecemos e/ou estamos com um ente querido doente), você agradece por tudo que tem no momento presente? Você pode estar pensando: “como agradecer diante do que estou passando? É tanto sofrimento, dor”. Sim, entendo, mas em toda situação podemos buscar o que precisamos aprender. E isso exige reflexão, um mergulho no silêncio de nossa alma.

Quando estamos diante de algum sofrimento, nosso padrão de vibração mental é rebaixado, e com isso, mais pensamentos negativos se instalam, o que não nos ajuda a melhorar em nada, mas apenas piorar. Não estou sugerindo que você sorria, fique alegre, diante de uma situação difícil, mas que pare para pensar sem deixar que o desespero tome conta, não deixando que você raciocine. Seja o que for que esteja passando nesse momento, se ouça, mas não faça que não está sentindo nada. E se for o caso, procure ajuda.

O sentido de gratidão nos faz perceber que somos merecedores de fatos positivos em nossa vida, e isso ajuda a elevar nossa autoconfiança e também a nos conhecer mais. Ao se sentir merecedor que coisas boas aconteçam em sua vida, um canal com o Universo é aberto e muitas outras coisas boas virão para você! Observe isso acontecer.

Comece todo dia pela manhã a agradecer por tudo que já tem, tudo mesmo, seus familiares, amigos, um lugar para morar, seu trabalho, sim tudo isso é externo, para que você adquira o hábito do agradecimento pelo mais fácil; depois vá agradecendo por sua saúde, sua capacidade de superar tudo que já enfrentou, lembre de cada conquista que já teve, e até dos erros, mas que lhe fizeram aprender, liste cada uma de suas qualidades, e por fim, agradeça por ser a pessoa que você é agora, mas com a consciência que irá aprender ainda muito mais, pois a vida é um processo de evolução constante! E para que você evolua cada vez mais é imprescindível o autoconhecimento, sem medos, mas com a certeza que ao olhar para dentro de você encontrará uma pessoa que poderá amar!