Sinto prazer com homem e mulher. Estou ficando doido. O que eu faço?

por Sandra Vasques

Resposta: Muitas pessoas comentam que ter desejo por homens e mulheres pode ser uma vantagem, afinal, todo tipo de relacionamento seria possível. No entanto, vivendo em uma sociedade como a nossa, cheia de preconceitos que, por vezes não são explicitados, fica difícil lidar com essa realidade: a bissexualidade – possibilidade de sentir desejo e amor tanto por homens como por mulheres.

Continua após publicidade

A difículdade pode ser tanta a ponto de levar alguém a dizer que está ficando doido. A seguir, vamos investigar melhor o que pode levar a essa confusão. As pessoas têm uma definição de quem são e de como querem ser reconhecidas. Temos também a necessidade de sermos aprovados pelas pessoa que são importantes para nós. Afinal, não vivemos sozinhos e sim dentro de um determinado grupo social do qual dependemos e que depende de nós. Se acreditamos que algo que fazemos não corresponde às expectativas desse grupo, podemos ficar assustados com a possibilidade da rejeição e do abandono.

Ter desejo por pessoas de ambos os sexos, apesar de ser considerado algo normal pela medicina e psicologia, não é um comportamento comum e pode ser intensamente reprovado por muitas pessoas. O medo dessa reprovação faz com que se queira ficar o mais próximo do que é considerado normal e adequado pela maioria.

E aí está outro grande problema, a normalidade e anormalidade. A tendência é considerar normal aquilo que é mais comum, conhecido, baseando-se por seus próprios referenciais e pelo senso-comum. O que é desconhecido, estranho, que foge aos padrões habituais, vai, de forma equivocada, para a caixnha dos anormais. Existe uma grande chance de uma pessoa com orientação afetivo sexual bissexual se ver colocada dentro dessa caixinha incômoda e ela mesma cometer o erro de querer se podar, mudar, não se aceitar e aos seus desejos. No entanto, este, como já disse, é parte inseparável de uma pessoa, não dá para não sentir.

A escolha possível, é a seguinte: mesmo sentindo o desejo por pessoas de determinado sexo, não se relacionar com elas. Mas é necessário se perguntar para que serviria essa decisão. Vai trazer satisfação e bem-estar? Se não, então é preciso rever se há realmente a necessidade de se restringir. Afinal, é importante buscar aquilo que nos faz feliz.

Continua após publicidade

Após essas considerações, vamos olhar novamente para a pergunta:

Sinto prazer com homem e mulher, o que eu faço?

Se você se permitir, pode ora viver esse prazer com um homem e ora com uma mulher. Isso não significa que você terá que ter a todo momento dois relacionamentos. Afinal, fazemos escolhas em nossa vida. Aliás, fazer escolhas, apesar de ser muito bom, não é muito fácil. Escolhemos algo e deixamos outra de lado. E às vezes, olhamos para o que deixamos e ficamos em dúvida sobre ter feito ou não a melhor opção. Uma pessoa bissexual pode namorar alguém do mesmo sexo que ela e depois de algumas semanas, se ver apaixonada por alguém do sexo oposto. Tudo dentro do esperado.

Continua após publicidade

A escolha, sobre com quem ficar, não vai depender apenas do desejo sexual, mas de tantos outros aspectos que devem ser levados em consideração num relacionamento. O jeito de ser, de lidar com o trabalho e o lazer, o bom humor, os planos de vida em comum, são apenas alguns de outros fatores a ser considerados.

A diferença da escolha de um bissexual, é que ele não vai resolver necessariamente entre duas pessoas do mesmo sexo, pode ser que tenha que escolher entre duas pessoas de sexos diferentes. Então, vá vivendo seu desejo com responsabilidade, cuidando de si, experimentando, conhecendo pessoas. No momento em que conhecer alguém especial, com quem você queira estar no dia seguinte e no outro e no outro, então, terá que fazer sua escolha. Se precisar de apoio para se entender melhor, procure um psicólogo. Mas não tenha medo de ser feliz e de viver a diversidade.