Tenho 16 anos e acho que sou bissexual porque penso em meninos

por Sandra Vasques

"Já peguei alguns garotos. Minha primeira relação foi com um menino, mas sinto atração por meninas, já até namorei elas. O que eu faço? Minha mãe falou que é psicológico. Mas me sinto mais protegido quando estou com um garoto."

Continua após publicidade

Resposta: Parece que ainda existe muita dúvida sobre o que te agrada, se a relação afetiva e sexual com homens, com mulheres ou com os dois. Parece em alguns momentos que os meninos te atraem mais, no entanto, você já sentiu atração por meninas e até já namorou com elas. No final de sua questão você diz se sentir mais protegido quando está com garotos.

No entanto, proteção não é uma condição diretamente ligada à atração sexual. Assim, nesse momento, não dá para querer definir o que você é, se bi, hetero, ou homossexual.

Muitos rapazes praticam o troca-troca, a penetração anal um no outro, no início da adolescência como parte do aprendizado da vida sexual e depois consolidam a atração por pessoas do sexo oposto. Foi apenas um jogo, um jeito de experimentar sensações e o ato, com alguém do mesmo sexo, que é mais conhecido e seguro. Uma outra situação é quando, tanto meninos, quanto meninas, confundem um grande carinho e amizade por alguém do mesmo sexo, com desejo sexual. No entanto, muitos jovens iniciam namorando pessoas do sexo oposto, por acreditarem que deve ser assim, mas sentem atração de verdade, por pessoas do mesmo sexo.

Você está com 16 anos e tem muitas outras coisas importantes na vida: ir à escola, curtir música, teatro, baladas, momentos divertidos jogando conversa fora com os amigos. Enfim, você não é só um menino que precisa definir por qual sexo sente atração. Então tome cuidado para não reduzir sua vida a essa preocupação. Viva as coisas boas desse momento de sua vida e aos poucos você vai ver que seu desejo vai se tornado mais forte em determinada direção, até que não te restarão mais dúvidas. Mas não tenha pressa em fazer definições.

Continua após publicidade

Você é você, independente de gostar de ficar com homem, com mulher, ou com os dois. E se depois desse tempo você perceber que tem mesmo atração pelos dois sexos, que é um bissexual, ora você poderá se interessar por alguém de seu sexo, ora do sexo oposto, até encontrar alguém que não exatamente pelo sexo a que pertence, mas pelo que signifique no todo, se torne a sua escolha prá ficar, namorar, casar, enfim ser seu par!

Mas, se estiver muito complicado administrar este momento de sua vida sozinho, mesmo tendo o apoio da família, busque apoio psicológico que possa te dar mais tranquilidade e segurança pra viver o que houver prá viver.