Realmente vale a pena aplicar botox?

por Sonia Corazza

Muito se tem falado sobre o uso da toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, para fins estéticos. Batizada com os nomes comerciais de ® Botox ou Dysport, esta substância começou a ser usada na área médica, por oftalmologistas e neurologistas, para corrigir as contrações musculares involuntárias. A partir daí surgiu um grande interesse por parte dos dermatologistas quanto ao possível efeito paralisador também para a correção das rugas dinâmicas.

Continua após publicidade

Como age

O que o ® botox faz é impedir a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas dinâmicas, impedindo a contração muscular e gerando um relaxamento nestes músculos, chamados de mímicos. Com isso evita-se a formação de linhas de expressão, vincos e rugas.

Onde aplicar

Não é em todo e qualquer local do rosto que se pode injetar o botox. As regiões indicadas para o tratamento são: área frontal (testa), glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária (pés de galinha). O médico especialista utiliza um creme anestésico, aguarda 60 minutos e realiza a aplicação da toxina com uma agulha muito fina.

Continua após publicidade

Resultados

Depois de 48 horas é possível verificar os primeiros resultados, que se mantém por aproximadamente quatro meses variando individualmente.

Efeitos colaterais

Continua após publicidade

Os efeitos colaterais são raros, mas pode ocorrer dor de cabeça leve e transitória logo após a aplicação e também a formação de equimose, um leve arroxeamento da pele. Além disso também há pequeno risco, 1% dos casos, de ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior), reversível em cerca de 15 dias.

®Botox cosmético

A novidade de hoje fica por conta da determinação do FDA (Food and Drug Administration), órgão legislador norte-americano, que liberou o uso da substância toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, para uso em cosméticos.

Com esta nova determinação do FDA será possível utilizar a toxina botulínica em formulações cosméticas com a mesma finalidade. Já imaginaram que maravilha poder se livrar das doloridas picadas, substituindo o tratamento por um creme de fácil aplicação, com o mesmo resultado final?