Meu pai não quer nosso namoro por ele ser de uma classe social inferior à minha. O que faço?

por Anette Lewin

"Namoro há oito meses e amo meu namorado. Até mudei de escola para ficar mais perto dele. Sei que ele não vai me dar futuro nenhum, tenho que voltar para minha escola e estudar para fazer uma facu, mas não quero deixá-lo lá. O que faço: termino com ele e faço minha vida ou continuo com ele?"

Continua após publicidade

Resposta: Talvez você esteja precipitando as coisas e levando muito a sério um namoro que, afinal, só tem oito meses. Será que está na hora de tomar resoluções tão radicais assim? Acredito que você deva levar seus estudos a sério e fazer uma boa escola e uma boa faculdade. Mudar de escola para controlá-lo? Não está com nada! Se ele gosta de você, vai dar um jeito de vir te ver onde você estiver. Não precipite as coisas, viva cada coisa no seu tempo certo. Se quiser continuar com ele para conhecê-lo melhor, tudo bem, mas nada de ficar aflita como se estivesse frente a uma decisão a ser tomada amanhã. Afinal, ainda falta tempo para você poder assumir um casamento, seja ele com quem for.

Demos um tempo e agora reatamos, ele leu mensagens no meu celular e acha que o traí e agora quer um tempo de novo

Resposta: Por que você permite que ele tenha acesso às mensagens de seu celular? Parece que você está aceitando uma situação que não é a que você quer e vai se enrolando cada vez mais… Para que vocês reatem, é necessário que ele também queira, não basta só a sua vontade. Para que vocês continuem saindo como amigos, as regras devem mudar e cada um deve poder ser dono do seu nariz. Portanto, o que falta nessa relação é uma boa conversa, honesta, sincera, tentando colocar os pingos nos 'is' para que vocês não acabem se machucando e estragando até a possibilidade de serem amigos.

Ele quer uma trégua de quinze dias, mas não quero perdê-lo

Continua após publicidade

Resposta: Parece que suas necessidades afetivas estão em conflito com as de seu namorado. Ele quer 15 dias de trégua e você, se pudesse, "passaria o resto da sua vida ao lado dele". O ponto de discórdia acaba sendo quanto tempo se passa ao lado do outro, quando o mais sensato seria medir a qualidade dessa relação quando se está junto! De que adianta ficar o tempo todo grudados se a qualidade do que se troca não é boa? Acredito que se ele pediu um tempo, você deveria aceitar. Depois, caso a relação se refaça, mude o foco e tente fazer do tempo em que passam juntos, mesmo que sejam cinco minutos, os melhores cinco minutos do dia. E pense que em qualquer relação amorosa temos que ceder para que os outros também se sintam bem.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.