Sempre quando brigamos, meu marido me dá um gelo. Como sair desse ciclo?

por Anette Lewin

"Já faz duas semanas que meu marido não fala comigo por causa de brigas banais, estou confusa. Isso já aconteceu várias vezes. Falo com ele, mas ele continua o mesmo. Às vezes penso em esticar a corda até para ver aonde isso vai, mas sinto-me triste e gostaria de sair desse ciclo"

Continua após publicidade

Resposta: As reações das pessoas aos desentendimentos variam bastante. Alguns esquecem logo, outros guardam mágoas por anos, alguns simplesmente fingem que nada aconteceu e outros querem discutir a relação

Seu marido reage fechando-se e isso lhe incomoda. Talvez porque esse tipo de reação exclui você, uma vez que ainda não inventaram uma maquina que lê pensamentos e sentimentos de quem se cala, e você se sente em perigo.

Mas será que você, ou seu casamento, estão realmente ameaçados por causa de uma cara feia?

Ou será que fechar-se pode ser um meio de proteger a relação?

Continua após publicidade

Sim, porque depois de uma discussão a pessoa, em geral, fica com raiva. E quando alguém está com raiva e resolve colocar a raiva para fora, pode falar coisas pesadas e machucar o(a) parceiro(a)… Assim, muitos preferem calar-se, fechar a cara, e esperar a raiva passar. Será que seu marido não se encaixa nesse perfil?

Se assim for, o melhor que você tem a fazer é realmente, como você diz, "não falar mais, para ver aonde ele quer chegar". Pode ser que ele, realmente, precise de um tempo maior do que você para trabalhar a raiva e se você respeitá-lo as coisas passem a funcionar melhor entre vocês.

Tente entender também quais as brigas que o levam a tomar tal atitude. Qualquer tema? Sempre o mesmo tema? Caso você perceba que alguns temas são tabu para ele, mesmo parecendo banais para você, evite as discussões desde o começo. Às vezes é melhor cortar o mal pela raiz do que deixá-lo crescer.

Continua após publicidade

Lembre-se que alguns homens não são articulados para discussões verbais. A maioria dos homens quer objetividade enquanto as mulheres gostam de divagar sobre os assuntos. Assim, se você, como mulher, sente falta de parceria para discutir suas ideias, perceba que talvez seu marido não seja a pessoa adequada para isso. Nas brigas ou fora delas. Tente conversar com quem gosta de conversar: amigas, colegas de trabalho, mãe. Nada pior do que forçar uma pessoa a fazer o que ela não gosta, não é?

Finalmente tente entender que casamento não é simbiose. As pessoas casadas continuam a ter suas opiniões pessoais sobre os assuntos e, às vezes, isso gera desentendimentos. Evite tentar encontrar vilões ou mocinhos. Opiniões são apenas opiniões, não representam a verdade absoluta. Quando as divergências geram conflitos elas devem ser negociadas. E se não se chegar a uma conclusão lógica, vale a regra : "Uma vez é como você quer, outra como eu quero". Mais justo, não é?