Bruxismo pode ocorrer durante o dia, afirmam especialistas

Da Redação

Dores de cabeça, estalos na articulação localizada entre a mandíbula e o crânio, cansaço dos músculos do rosto, tensões musculares na face, pescoço e ombros, prejuízos aos ouvidos como o zumbido, desgaste excessivo e fratura dos dentes são apenas alguns dos sintomas do bruxismo.

Continua após publicidade

“O bruxismo pode ser definido como uma atividade involuntária da musculatura responsável pela mastigação que causa sérios danos à saúde”, explica Gerson Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial.

O especialista esclarece que existem dois tipos de bruxismo – o que ocorre somente à noite, denominado bruxismo do sono (BS), e o que acontece durante o dia, chamado de bruxismo da vigília (BV). “O paciente pode sofrer tanto com o BS quanto com o BV. Dados divulgados no artigo Neurobiological Mechanisms Involved in Sleep Bruxism indicam que o bruxismo diurno pode afetar uma em cada cinco pessoas, ou seja, 20% da população em geral têm bruxismo quando estão acordados”, ressalta.

O artigo foi produzido por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, em conjunto com o Centro de Estudo do Sono do Hospital Sacré-Coeur, também de Montreal, e com a Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto, também localizada no Canadá. “É um texto considerado clássico e bem atualizado que traz informações importantes acerca do bruxismo. O objetivo é discutir a relação entre os mecanismos da atividade rítmica da musculatura mastigatória e suas interações com a fisiologia do sono”, aponta o também especialista Juarez Köhler.

Foram analisados outros fatores, como os processos neuroquímicos associados à musculatura facial durante o sono e as interrelações de fatores cognitivos comportamentais, como ansiedade e estresse, com o BS. “O bruxismo do sono tem sua frequência reduzida conforme a idade. Dos que sofrem com o problema 14% são crianças, 8% são adultos e 3% são pessoas com idade superior a 60 anos. O excesso de força da musculatura mastigatória é verificado no início do sono, com a ocorrência de cinco a seis episódios por hora de sono. Essa movimentação é detectada por exames que inclui a polissonografia”, acrescenta Juarez.

Continua após publicidade

Durante o sono é normal ocorrer atividades da musculatura mastigatória, sendo que 60% das pessoas têm movimentos de uma a duas vezes por hora de sono.

Já quem sofre com o BS possui três vezes mais movimentação e com intensidade mais forte. “Os apertamentos e rangidos incomodam tanto os portadores, que sofrem com as consequências, quanto quem dorme ao lado, pois a força é tão intensa que é possível ouvir a movimentação. Essa é uma alteração complexa e muito destrutiva para as articulações que compõe a mandíbula e os dentes”, observa Gerson.

As causas do bruxismo não são completamente conhecidas e o que já se sabe é que o problema está relacionado ao mau alinhamento dos dentes, perdas dentárias e principalmente disfunção e sobrecarga dos músculos envolvidos na mastigação. “O tratamento depende das causas e do período em que o bruxismo ocorre – se durante o dia ou à noite. Uso de placas interoclusais, tratamentos odontológicos, ortodônticos e exercícios físicos são alguns dos tratamentos indicados para os portadores que devem procurar um especialista para avaliar o caso”, recomenda Juarez.

Continua após publicidade