Qual a função da água para energizar o corpo?

por Sonia Corazza

Qual a função da água para energizar o corpo? Parace tolo, não? Mas a água é o veículo maior, o solvente universal que leva as impurezas e sujidades para fora da pele.

Continua após publicidade

Qual a função da água para energizar o corpo? Parace tolo, não? Mas a água é o veículo maior, o solvente universal que leva as impurezas e sujidades para fora da pele. Além disso o contato com a água provoca uma sensaçao de refrescância, de estímulo e renovação.

Banho de força

O banho em si é muito energizante. A passagem da água pela pele ativa a vasodilatação periférica e provoca um estímulo celular fantástico. Claro que um banho de cachoeira, pelo volume, temperatura e composição da água, além do efeito visual e sonoro, age como um belo estimulante sanguineo, levando ao corpo todo a sensação revigorante muito intensa. Banhos em rios e corredeiras agem da mesma maneira. Já os banhos de imersão na água do mar relaxam e proporcionam ação calmante da musculatura devido à grande concentracão salina.

Dicas vegetais de banho energético

Continua após publicidade

Os óleos essenciais cítricos de bergamota, laranja doce, canela, cravo, pimenta negra e gengibre são alguns dos que possuem propriedades estimulantes.

Devem ser previamente diluidos em oleo vegetal, preferencialmente obtidos por pressão a frio e vindos do cultivo orgânico.

O ideal é adicionar cinco gotas do óleo essencial para cada 50 ml de óleo vegetal de: semente de uva, abacate ou castanha-do-Pará, por exemplo). Prepare a mistura e guarde num frasco de vidro âmbar, limpo e seco, mantendo-o fechado ao abrigo da luz e do calor.

Continua após publicidade

Num banho de imersão é possivel adicionar a mistura diretamente na água da banheira. Já para o chuveiro, aplique a mistura de óleos vegetal e essencial sobre a pele, espalhe por todo o corpo, evitando o rosto. Deixe atuar alguns minutos e enxágue.

Qualquer pessoa que não apresente sensibilidade aos componentes da fórmula, sempre que se sentir exausta ou desenergizada, pode usar os banhos energéticos com óleos essenciais. Os benefícios são maravilhosos.Veja:

– Imediatamente o estimulo olfativo chegará ao cérebro, na região do sistema límbico, ativando o humor.

– Da mesma forma, uma minima fração dos componentes vai permear a pele e proporcionar uma discreta vasodilatação periférica levando mais sangue ao sistema cutaneo. A sensação de bem-estar e renovação é imediata.

Mas existem contraindicações, portadores de sensibilidade dérmica aos componentes da fórmula, hipertensos em geral e pessoas com histórico alérgico devem consultar seu médico antes.

Bom banho, reative-se!