Malhar com air climber tira do sedentarismo?

por Simone Sarti

"Estou usando o aparelho air climber para sair do sedentarismo e perder peso, algo que consegui extraordinariamente, pois faço os exercícios 60min. todos os dias. Minha pergunta é: estou exagerando fazendo todos os dias, mesmo alternando os exercícios?"

Continua após publicidade

Air climber: trinta minutos diários já tira do sedentarismo

Resposta: O air climber (foto) é um aparelho de trabalho aeróbio, pelos movimentos de sobe e desce (como um step) e com alças e tiras acopladas para trabalhar também os membros superiores.

Como qualquer outro aparelho, o que vai contar é quanto e como se faz o exercício.

Com 60 minutos diários, você tranquilamente, já saiu do sedentarismo, pois uma média de 30 minutos diários de atividade física já seriam suficientes para tal.

Continua após publicidade

Além de se tornar uma pessoa ativa, um trabalho com uma duração de 30 minutos é também suficiente para conseguir resultados de melhora na performance e na perda de peso.

Quanto ao fato de estar exagerando ou não, eu diria que cada indivíduo reage de forma diferente aos diversos estímulos. Para algumas pessoas esse treinamento pode ser demasiado e para outras, ideal ou até pouco. Tudo depende de como está a condição física do indivíduo, de como chegou até esse patamar, sua idade, sexo, objetivos e etc.

De qualquer forma, observe como se sente após o exercício. Logo após o treino o cansaço é normal, porém deve-se passar o dia bem disposto.

Continua após publicidade

O exercício bem feito e na medida certa, nos dá mais vitalidade, disposição e principalmente um sono tranquilo e reparador.

Todo o processo para se progredir num treinamento deve ser lento, respeitando suas adaptações, para não agredir principalmente as articulações. Muitas vezes a musculatura está dando conta do esforço, mas sem perceber outras estruturas estão sendo agredidas e muitas vezes isso só vai ser percebido mais tarde.

Se você já mantém esse programa por algum tempo e se sente bem, provavelmente já está adaptada, mas fique sempre atenta ao seu corpo e periodicamente faça avaliações físicas para verificar se está tudo bem e para traçar novos objetivos.