Comunicação e capacidade de se relacionar determinam espírito de liderança

por Roberto Shinyashiki

Muitas vezes as pessoas me perguntam quais os sinais para eu perceber se alguém tem dentro de si o espírito de liderança.

Continua após publicidade

Confesso que não é tão fácil, mas também nem tão difícil. Basta observar as atitudes da pessoa.

Certo dia, após palestrar para um grupo de professoras, fiquei observando um grupo de estudantes brincando alegremente.

De repente, um deles começou a chorar. A maioria do grupo ignorou. Mas um deles, que depois soube se chamar Márcio, saiu da brincadeira e foi ver o que estava acontecendo. Conversando com o amiguinho, descobriu que ele estava com uma dor insuportável na barriga. Após acalmá-lo e pedir para não sair dali, saiu em busca de socorro.

Uma professora veio e constatou que era preciso chamar o médico. Márcio, então, segurou na mão do coleguinha e, com este gesto, passou segurança e calma.

Continua após publicidade

O que você acha? Não é essa uma atitude de um líder?

Noutra ocasião, estava em uma empresa. Enquanto esperava, comecei a observar o ambiente, as divisórias dos setores eram de vidro. De repente, minha atenção se voltou para duas funcionárias, uma vestindo blusa azul e a outra, amarela. Depois eu soube que a de blusa amarela era estagiária e a outra a chefe do setor.

Era possível ouvir o que diziam e observar a postura de cada uma. A de blusa azul, numa postura de superioridade e tom áspero de voz, que todos podiam ouvir, dizia para a estagiária que o serviço estava todo errado, que ela era incompetente e se continuasse assim, logo teria seu contrato rescindido. A estagiária, envergonhada pela humilhação que passou, levantou-se e foi chorar na cozinha do escritório.

Continua após publicidade

O que você acha? A atitude da chefe é atitude de um verdadeiro líder?

E eu poderia continuar descrevendo muitas e muitas cenas presenciadas nesses 40 e tantos anos de jornada de trabalho, onde observei o espírito de liderança.

No caso do Márcio, mesmo ele sendo uma criança, é nítido o espírito de liderança, talvez o maior deles: comunicação e capacidade de se relacionar.

No caso da chefe de blusa azul, foi transparente a ausência da capacidade de resolver problemas, o que todo líder deveria “tirar de letra”.

Ao observar Márcio, percebi sua facilidade para resolver problemas. Ao observar a moça de blusa azul ficou clara a ausência de ética profissional, pois o mínimo que poderia ter feito era ter conversado em particular com a estagiária, ou, então, num tom de voz baixo e não agressivo.

No episódio da escola, senti no pequeno Márcio a capacidade de trabalhar em equipe, pois o líder deve estar sempre atento à atuação das pessoas à sua volta. Já na atitude da moça de blusa azul, percebi muito mais um ato de mando individual do que o dom de agregar.

E você, tem prestado atenção às suas atitudes? Resolve com facilidade os problemas? Sabe trabalhar em equipe? Consegue comunicar o que realmente tem de ser comunicado? Ou está
deixando seu talento de líder adormecido?

Acorde seu talento e deixe seu espírito de liderança aflorar.

4 habilidades de um líder:

– Capcidade de conseguir comunicar o que realmente deseja (eloquência);

– Capacidade de se relacionar;

– Facilidade para resolver problemas;

– Saber trabalhar em equipe (ter o dom de agregar).