Aprenda a fazer um cappucino de verdade!

por Rosa Fonseca

Dentro de cada lar, mantas, cobertores e edredons mudam a paisagem de quartos e salas. Ventiladores são guardados, o ar-condicionado (pelo menos o ar frio) é esquecido, e, aos poucos, os aquecedores reaparecem. À mesa, potes de sorvete e melancias geladinhas cedem lugar a cafezinhos, xícaras de chá e chocolates borbulhantes que abrilhantam o fim das refeições e o espaço entre elas, amansando a fome e trazendo aconchego.

Continua após publicidade

Pessoalmente, sou fã de cappuccinos, com sua textura maravilhosa, espumosa, densa e fumegante. Adoro a combinação de tons terrosos quentes com aquele branquinho-morno digno do melhor arroz doce, o amargor pungente do expresso italiano suavizado pela untuosidade do leite, o dulçor do cacau e a picância da canela. Não fosse assim, seria fã apenas pelo princípio de que, quando o assunto é o bem-comer, italianos sabem o que fazem.

Quem resiste a um bom cappuccino? Só quem nunca tomou um… E, infelizmente, está cheio de cappuccinos mixos por aí.

Cappuccino é café com leite; mas não um MERO café com leite. Tem que ser café expresso: forte, denso, cremoso. Tem que usar a parte das natas do leite, transformadas em uma espuma superareada (ok, dá pra fazer com espuma semidesnatada, mas não é a mesma coisa) e misturados na proporção de 2/3 de café para 1/3 de leite. Nesse estado, a diferença de densidades permite que parte da espuma se integre ao café, dando-lhe corpo e equilíbrio, e outra parte permaneça suspensa, gerando uma bebida bifásica de textura singular.

É possível adicionar mais sabor, cor, aroma e textura, polvilhando cacau, chocolate, canela e até noz-moscada em pó sobre a espuma e/ou no café, antes de misturar o leite.

Continua após publicidade

Mas como desfrutar um belo cappuccino em casa? Se você a-d-o-r-a , vale investir em um uma máquina de expresso (foto) com saída para espuma. Se não quiser gastar, cafeteiras francesas são o gadget perfeito: custa pouco e faz uma espuminha très simpática! Para fazer seu cappuccino nelas: prepare duas doses de café, deixe repousando na cafeteira por dois minutos para acentuar o sabor e reserve.

Aqueça uma dose de leite integral (de preferência fresco), insira o pistão e movimente de cima para baixo vigorosamente cerca de 12 vezes. Você verá a espuma se formando! Depois é só montar 3 cappuccinos, enchendo 2/3 das xícaras com o café e cobrindo os 1/3 restantes com a espuma do leite. Tempere a gosto e sirva imediatamente.

Continua após publicidade

Há uma receita caseira de cappuccino instantâneo que consiste em bater em liquidificador ou processador um pacote de preparo para chantilly, 400g de leite integral em pó, seis colheres (sopa) de cacau em pó, duas colheres de canela em pó e uma colher rasa de bicarbonato de sódio.

Para fazer cappuccino, misture uma a meia colher da mistura a um café forte e quente e mexa bem com colher ou mixer. Finalize com chantilly fresco ou em spray e polvilhe chocolate.

Não fica como o legítimo cappuccino, mas é uma versão melhorada dos instantâneos industrializados, com a vantagem de você poder brincar com as proporções, até chegar ao seu cappuccino ideal.

Se tudo falhar, não se desespere: parte do charme de um maravilhoso cappuccino é justamente sair com um casaco maravilhoso para apreciá-lo em um lugar maravilhoso. Como disse, italianos sabem das coisas.