Negócio próprio, emprego, concurso público… Qual rumo seguir?

por Roberto santos

"Gostaria de saber se devo iniciar um negócio próprio, arrumar um emprego, prestar concurso público ou lecionar na minha área: turismo?"

Continua após publicidade

Resposta: Você deve se aprofundar no entendimento do que é necessário para se realizar em cada uma das modalidades que você menciona em sua "perdição" atual. Iniciar um negócio próprio requer capital e competências empreendedoras (aspectos financeiros, de vendas, de recursos humanos, etc) que você precisa responder a si mesma se os possui ou se está disposta a consegui-los. Para arrumar um emprego, mais importante é pensar em que e para quê. Sua realização virá de trabalhar em algo compatível com o que gosta e sabe fazer bem. O mesmo vale para o concurso público. O que esta alternativa traz de diferente é a maior estabilidade. Aí a reflexão é: quero estabilidade e segurança de um crescimento lento ou quero correr riscos para um crescimento mais acelerado?

Por último, lecionar pode ser uma atividade muito prazerosa, nem sempre lucrativa, e muito trabalhosa. De novo, mais importante é a autoanálise que você precisa fazer sobre que competências tem e o que quer alcançar na vida profissional. A realização profissional pode ser base da felicidade para muitas pessoas, mas não há receita pronta de bolo. Você tem que ver os ingredientes que você tem, a habilidade que tem pra acertar o ponto do bolo e para que tipo de bolo as pessoas estão querendo. Depois que acertar essa receita, você pode ir incrementando com caldas, recheios etc. Isso não é culinária, mas sua carreira pode ser saborosa para você e para seus clientes – só depende de você se encontrar.

Fica difícil dar-lhe uma resposta específica sem conhecer todos os detalhes, mas sugiro que você leia o artigo de minha coluna "Gestão Pessoal" no Vya Estelar – "Encruzilhadas de Carreira" (clique aqui) – que traz minha opinião para sua pergunta e algumas sugestões de respostas.