Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

por Eliana Bussinger

Quem fornece um cartão de crédito está na verdade financiando o titular do cartão e também o fornecedor da mercadoria que está trocando de mãos. A empresa emissora ganha da seguinte forma: cobra do comerciante e dá crédito ao titular do cartão, que se for pago à emissora, integralmente na data do vencimento, não sofrerá acréscimo. O cartão de crédito é como uma moeda: tem duas faces.

Continua após publicidade

Não raro quando alguém está atolado em dívidas, os cartões costumam ser apontados como os vilões da história.

Se um dia aceitamos um cartão, evidentemente estávamos pensando que ele nos traria algumas vantagens. E assim, acredito, pensaram 40 milhões de brasileiros que hoje são titulares de um cartão.

Quais seriam as possíveis vantagens de um cartão de crédito

1) A primeira facilmente vislumbrada é a conveniência. Carregar um cartão de crédito é muito mais fácil do que carregar dinheiro

Continua após publicidade

2) Segurança. – É muito mais seguro carregar um cartão de crédito, especialmente se você paga o seguro de roubo e perda (alguns reais por mês). Dinheiro, se você perder ou se for roubada, dá chá de sumiço mesmo.

3) Pode ser útil se você passar por uma situação emergencial e não tiver a quem recorrer. A maioria dos hospitais e farmácias, já aceita o cartão de crédito sem problemas. Também costuma ser assim com agências de viagens (se um familiar ficar doente e você precisar viajar), com oficinas (se seu carro quebrar). E você pode utilizar em 30 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo.

4) O cartão lhe dá condições de alívio por até uns 40 dias, antes que você comece a pagar juros.

Continua após publicidade

5) Ele lhe dá poder de compra – Isso significa que você pode adquirir um bem que você precisa, sem ter o dinheiro para isso. Talvez seja essa a maior vantagem que se transforma facilmente em desvantagem, quando não há controle.

6) Cartões de crédito são internacionais. Cartões como Mastercard e Visa são aceitos – presencialmente ou virtualmente – em quase todos os cantos do mundo. Você pode fazer compras no exterior, pela Internet, de usá-los, presencialmente, em restaurantes, na Argentina ou em Paris. E pode até sacar dinheiro local nas Filipinas. Você pode usá-lo para alugar um camelo no Egito. Ou um lhama no Peru. Aliás, para alugar um carro no Brasil, você precisa de um cartão de crédito. E para pagar menos por uma passagem aérea (para quem ainda se arrisca a andar de avião), via Internet, você também precisa de um cartão.

7) Um outro benefício é que você pode parcelar seus pagamentos, sem juros. E é muito melhor do que ficar distribuindo cheques pré-datados, com todos os seus dados e mais a sua assinatura. Cheques que muitas vezes vão parar na mão de terceiros. Se o seu cartão for do tipo que usa um chip, você sequer precisa assinar, basta uma senha, o que ajuda a preservar seus dados.

8) Alguns cartões de crédito oferecem prêmios, descontos, bônus, milhas. Um usuário racional aproveita essas oportunidades sem se comprometer financeiramente.

9) Mais uma vantagem do cartão (especialmente para aqueles que fazem orçamentos) é que você consegue visualizar através do seu extrato, de uma só vez, para onde seu dinheiro está indo.

10) Você tem acesso a crédito imediato, sem precisar de garantias, de fiador, de preenchimento de notas promissórias e tantas outras burocracias para quem necessita de crédito. Evidentemente, os juros serão altos se você não estiver segura do que está fazendo e permitir que o saldo se acumule sem pagamentos integrais.

Você consegue ver alguma outra vantagem? Mantenha sua mente aberta

Desvantagens do cartão

1) A primeira delas – e a mais evidente – é a ilusória sensação que o cartão traz de “dinheiro no bolso”. O cartão representa um crédito e não dinheiro vivo.

2) Facilidade é vantagem e desvantagem. É comum escutarmos que com o cartão de crédito tudo é fácil: utilizar, comprar, guardar, e claro – gastar além da conta, se enrolar e se endividar. Fácil e rápido.

3) Se você comprou coisas no cartão de crédito e quando a fatura chegou, pagou integralmente, muito bem, você fez uso das vantagens anteriormente citadas, inclusive utilizando de 30 a 40 dias de crédito gratuito. Mas, se quando a fatura chegou e você decidiu pagar apenas o mínimo (ou não pagar tudo), bem, então, você na verdade utilizou a maior de todas as desvantagens do cartão de crédito: a segunda maior taxa de juros do mercado

4) Fraude: no mundo físico e virtual. São inúmeras as histórias que escutamos sobre como os cartões de crédito são clonados, não è mesmo? Bem, nem sempre é fácil provar que você não tem nada com isso, já que os métodos de fraude são cada vez mais sofisticados.

5) Você pode facilmente perder a noção de quanto gastou (a invisibilidade do dinheiro). Pequenos gastos vão se somando e sem demora se transformam em uma quantia imensa, difícil de ser paga. Em uma sociedade consumista, em que o que vale é o aqui e agora, o cartão de crédito nas mãos, é realmente um grande risco.

Bem, encontrei dez vantagens para o cartão de crédito e cinco desvantagens. Mas não se iluda. Não se trata de uma questão numérica. Se eu colocasse apenas a desvantagem de número cinco, já seria mais do que suficiente para suplantar todas as vantagens. Há muito risco no uso indiscriminado do cartão. Risco de comprometer seu futuro de uma maneira muitas vezes irreparável. É uma das maiores tentações da vida moderna. Precisa ser usado com extremo cuidado!