Descobri que meu marido me traiu e não sei se continuo com ele

por Anette Lewin

Resposta: Agora num momento de crise, não é a melhor hora para você tomar qualquer atitude radical. Você descobriu fatos que te impossibilitam  continuar a olhar para a relação de uma forma romântica, é verdade. Mas será que essa é a única forma de se encarar uma relação nos dias de hoje? É verdade que supostamente os casais deveriam, pelas regras vigentes em nossa sociedade, ter apenas um(a) parceiro(a) sexual depois de casados. Você realmente acredita que isso aconteça? Ouça as histórias de suas amigas, amigos e tire sua conclusão.

Continua após publicidade

A melhor forma de você avaliar se seu casamento vale ou não vale a pena, é através de uma reflexão detalhada dos prós e contras dessa relação. A traição é um ponto contra. Ponha os outros pontos na balança e avalie. Caso você conclua que não consegue viver com essa pessoa porque ela se relacionou sexualmente com outra, vá em frente e procure outra pessoa que, supostamente, não te trairá. Caso você resolva investir nessa relação, invista de forma realista e tente não procurar coisas que você não suporta ver.

Nosso casamento entrou num círculo vicioso de brigas e desgastes

Resposta: Quando a relação do casal entra num círculo vicioso do qual ele não consegue sair, é interessante pedir ajuda a um profissional que analise as coisas de fora e pode, portanto, apontar mais objetivamente onde estão os nós dessa relação. Persistir sem fazer nenhuma mudança, pode levar a um desgaste que deixa marcas profundas e leva as pessoas envolvidas a ficarem descrentes quanto às suas possibilidades afetivas. Todos os casais querem crescer, mas nem todos conseguem fazê-lo apenas com boa vontade. É necessário tomar consciência de como funciona a relação e verificar a viabilidade da mesma. Pense nisso.

Meu parceiro de 15 anos é viciado em drogas
Temos duas filhas. Não consigo largá-lo, pois tenho pena das meninas. Apesar de várias tentativas, não consigo sair fora dele e ele acaba voltando

Continua após publicidade

Resposta: Você está numa situação de codependência que  às vezes, é  quase tão  difícil de largar quanto  a dependência química propriamente dita. Em outras palavras, ele depende da droga e você depende dele. Cortar esse vínculo doentio depende de uma determinação muito grande de sua parte. O ideal é convencê-lo a se tratar e ficar internado pelo tempo que for necessário, continuando com um tratamento psicoterápico após a alta da internação. Os grupos N.A. (Narcóticos Anônimos) também ajudam bastante.

Com relação às meninas, elas ainda são muito pequenas para poderem tomar decisões ou influenciarem nas que você tomar. Não se deixe influenciar por pena delas. O problema é grave e deve ser resolvido com a razão. Antes de seu marido estar apto a conviver com uma família ele tem que reaprender a conviver com ele mesmo. 

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade