Dilema: avalie se deve continuar casada ou não

por Anette Lewin

"Meu marido é do tipo que gosta de cantar as mulheres. Sei que isso nunca vai mudar."

Continua após publicidade

Resposta: É muito difícil mudar o outro. Mas podemos mudar algumas características em nós mesmos se entendermos que isso é bom para nós e para a relação. Você fez uma análise elaborada sobre seu relacionamento. Isso ajuda bastante na busca de uma solução para suas carências. Porém, para a consciência do funcionamento da relação, você deve acrescentar qual é a sua vontade. É a palavra-chave para a solução do enigma. O que você quer? Um novo casamento? Um amante? Alguma nova atividade que te faça vibrar e sublime as carências sexuais?

Existem várias possibilidades, mas só você pode avaliar do que quer abrir mão e do que não quer, que risco quer correr e qual não quer. E com seu nível de consciência você, com certeza, conseguirá fazer essa escolha e assumi-la por inteiro. Quanto ao lado existencial da questão, uma terapia poderá ajudá-la a aprimorar ainda mais esse seu lado analítico tão expressivo.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.