Casamento e doença: quando um usa o outro para destruí-lo. O que fazer?

por Anette Lewin

"Tenho 46 anos e sou casada há 13. Ele diz que está com problemas, mas não procura um médico. Por pouco ele me xinga. Não consigo reagir, acho que estou com depressão e/ou baixa autoestima. Penso que anulei a minha vida em função dele. Ele é muito inteligente e diz que só falo besteiras. Ele não trabalha há 12 anos e me pede de tudo. Reclama quando compro algo para mim. Às vezes penso que ambos estamos doentes."

Continua após publicidade

Resposta: Sim, ambos se relacionam de uma forma doentia. Cada um usa o outro para destruí-lo e assim se sentir mais forte. Você, inconscientemente, fez com que ele se transformasse num predador de tudo que você tem, um predador insaciável!

Quanto mais você dá, menos satisfeito e mais impotente ele fica, inclusive sexualmente. Ele, por sua vez, alimenta sua baixa autoestima com críticas ao invés de direcionar seus recursos intelectuais para algum trabalho produtivo.

Reparou que toda a inteligência dele não serve para nada e todas as "besteiras" que você faz ou fala sustentam o ego dele mantendo-o "superior" de uma forma artificial?

Pare e pense para que e por que você precisa de uma pessoa assim ao seu lado e por que reforça esse tipo de vínculo? Tente recuperar o que é seu e, conseqüentemente, deixá-lo recuperar o que é dele. Não é só ele que é inteligente. Você tem qualidades, tem formação e ainda tem a chance de sair dessa armadilha perto ou longe dele. Você não precisa de uma pessoa paralisada ao seu lado para se sentir viva! Se esse comportamento está ligado a uma depressão procure ajuda profissional e faça uma psicoterapia.

Continua após publicidade

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento