Eu não sinto vontade alguma de ter relações com meu marido. O que faço?

por Anette Lewin

"E temos apenas um ano de casados."

Continua após publicidade

Resposta: A falta de desejo sexual é um tema bastante recorrente na maioria dos casais. Pode ocorrer no início do relacionamento ou depois de vários anos, mas sempre assusta, principalmente quem imaginou que a sexualidade fosse algo que ocorresse automaticamente entre pessoas que se gostam. Não é bem assim. Talvez no início, bem no início, o sexo não precise ser muito trabalhado, pois a novidade, a boa vontade e a curiosidade por si sós se encarregam de temperar a relação. Mas depois de algum tempo, esses 'temperos automáticos' se vão e o casal fica perplexo frente à nova realidade que se descortina. Mas é justamente nessa fase que o casal pode se descobrir sexualmente, entender as particularidades de seu parceiro(a) e viver uma sexualidade mais ampla, embora menos automática. O importante não é tentar retomar a sexualidade do antes, mas viver a sexualidade do agora e se preparar para a sexualidade do depois.

Meu marido é grosseiro comigo e temos pouco tempo de casados
Casei há dez meses e não consigo aceitar o tratamento grosseiro do meu marido, que acontece de vez em quando. Fico sem falar com ele e a coisa se estende por dias. Já conversamos a respeito e percebo que ele tenta melhorar, mas logo acontece de novo. Estamos cada vez mais longe um do outro e o nosso relacionamento está se definhando.

Resposta: Quando a mudança é necessária fica bem mais fácil mudarmos nossos comportamentos e atitudes do que tentarmos mudar os outros. Você relata que seu marido a trata de forma grosseira às vezes. Já se questionou que vezes são essas? Como você se comportou antes dele tratá-la assim? Ele também é grosseiro com os outros? Por outro lado, em que situações ele a trata bem? Quando acontecem os bons momentos? Ao invés de conversar o que você já conversou várias vezes, sem resultados, tente agir de forma diferente: cale-se às vezes, previna as crises quando você perceber que elas estão para estourar, saiba interromper diálogos que estão se tornando ineficazes, tente o diferente! As chances de você se frustrar menos aumentarão.

Casa-separa, casa-separa, casa-separa…
Estou me separando depois de 25 anos de casada e não consigo entender por que um homem fica com uma mulher que o traiu enquanto estava com ele. Ela voltou para o ex e agora quer voltar para ele. Mas ele pediu para voltar comigo, como disse que precisava de um tempo para voltar a acreditar nele, ele voltou para ela.

Continua após publicidade

Resposta: Que complicado não? Você realmente acredita que ele optou pela outra porque você pediu um tempo para voltar? Não me parece que seja assim. Talvez ele tenha usado esse argumento para tomar uma decisão, mas a verdade é que ele fez uma escolha. É difícil encarar uma perda. Mas nesse momento não há muita coisa a fazer, a não ser aceitar a realidade e seguir em frente. Preocupe-se com seus sentimentos, cuide deles e não perca seu tempo tentando adivinhar os porquês dele. Melhor investir na procura de novos caminhos para essa nova fase de sua vida.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.