Casamento estável com carinho e sem amor é possível? Ou será que ela me ama e não sabe?

por Anette Lewin

"Minha esposa disse que não me ama mais, mas sente muito carinho por mim. Disse não querer separar, temos uma filha de nove anos, uma vida financeira estabilizada. Será que existe a possibilidade de reconquistá-la?"

Continua após publicidade

Resposta: Sentimentos costumam mudar nos relacionamentos. Quando alguém chama de "amor" um tipo de sentimento associado, por exemplo a uma sensação de urgência, interesse e admiração, e um desses elementos se enfraquece ou deixa de existir, a urgência, por exemplo, a pessoa não sabe mais que nome dar a esse sentimento.

É como se a pessoa experimentasse um bolo de chocolate e não conseguisse chamar de bolo uma massa que não levasse chocolate. No entanto, existem bolos de laranja, coco, e baunilha. Assim como existem bolos sem ovos, ou sem farinha de trigo. O que define bolo, então? Difícil, não? Definir amor é tão ou mais difícil. Se sua esposa está disposta a continuar com você e você está disposto a continuar com ela, isso é o que importa. Os sentimentos que aconteciam no início da relação provavelmente se modificaram e não acontecerão mais da forma como aconteciam. Mas vocês podem acrescentar a eles novos ingredientes que levem a novos sentimentos que, por sua vez, façam com que a relação valha a pena.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento