Caminhos para um casamento feliz

por Emilce Shrividya Starling

Viver feliz no casamento é uma conquista diária e requer dedicação, boa vontade e muito amor.

Continua após publicidade

Quem deseja ser mais feliz no amor precisa alimentar a cada dia a harmonia e a gratidão mútua. O agradecimento é a energia propulsora e curativa do universo, e, ao agradecer a tudo, a todas as pessoas, coisas e acontecimentos, você atrairá mais bênçãos para sua vida.

Perceba quantas palavras, não essenciais, poderão ser evitadas, conservando e mantendo assim o bom convívio.

Evite discussões e brigas. Procure elogiar com sinceridade em vez de criticar. Mas se for necessário alguma crítica, é importante que haja gentileza no tom de voz. Lembre-se que quando uma pessoa é criticada, seu ego logo procura se defender, e muitos conflitos surgem por causa disso.

Ao discutir, as pessoas criam ondas agitadas em seus pensamentos e isso prejudica ainda mais o entendimento. Experimente em um momento de conflito, falar mais baixo, criando ondas alfa em sua mente. E perceba como a outra pessoa se acalma também, podendo até entender seu ponto de vista.

Continua após publicidade

Tenha sempre pensamentos positivos. Visualize, com determinação e confiança, uma vida feliz, próspera, harmoniosa, com saúde, êxito em seus empreendimentos.

As pessoas se casam ou se unem por um ideal belo e precioso quanto o Amor e o desejo de ser feliz e precisam investir tempo e dedicação nesse relacionamento.

Um amor sincero é o apoio para transpor os desafios, para fortalecer e amparar a vida cotidiana.

Continua após publicidade

Contemple, essas sábias palavras do filósofo Khalil Gibran sobre o matrimônio:

"… que haja espaço na vossa junção.
E que os ventos do céu dancem entre vós.

Amai-vos um ao outro, mas não façais do amor um grilhão:
Que haja antes um mar ondulante entre as praias de vossas almas.
Enchei a taça um do outro, mas não bebeis da mesma taça.
Dai de vosso pão um ao outro, mas não comais de mesmo pedaço.
Cantai e dançai juntos, e sede alegres, mas deixai cada um de vós estar sozinho.
Assim como as cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia.

Dai vossos corações, mas não confieis à guarda um do outro
Pois somente a mão da vida pode conter vossos corações.
E vivei juntos, mas não vos aconchegueis em demasia;
Pois as colunas do templo erguem-se separadamente,
E o carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro".

Khalil Gilbran nos fala, com muita beleza e sabedoria, da importância de cada um respeitar a liberdade um do outro, sem sentimento de posse. Da maturidade de viver junto sem anular a individualidade do cônjuge ou companheiro.

O amor verdadeiro não pode sufocar, nem aprisionar. É preciso que haja espaço para que a criatividade e os talentos se manifestem e, cada um possa se realizar internamente, na profissão e em todos os aspectos. Duas pessoas podem vibrar na mesma harmonia e, ao mesmo tempo, aceitar as diferenças, os defeitos e qualidades da outra pessoa.

É necessário fazer algumas renúncias para fazer o outro feliz, mas precisamos renunciar ao que não é essencial para nós, pois muitas coisas são importantes e imprescindíveis. Sem nos anular e sem ser submissos temos que encontrar o caminho do meio, da compreensão e amabilidade.

Compreenda que a alegria e a esperança é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a vida é construída de sonhos, ideais, resoluções e concretizada no Amor. Fique em paz!