Eu e meu marido não fazemos sexo há seis anos. Não sei como agir

por Anette Lewin

"Há seis anos meu marido deixou de ter relacionamento sexual comigo. No início procurei saber o que estava acontecendo e ele disse-me que o problema estava com ele e que iria procurar ajuda, mas nunca a procurou. Toda vez que toco no assunto, ele diz que não tem ninguém e que vai resolver o problema, corta o assunto e tudo fica como se nada tivesse acontecido. Ele é uma pessoa que sempre está em casa e quando não está no bar com os amigos, e sempre que demora, procuro verificar se não está com outra pessoa sem que ele perceba e verifico que sempre está bebendo sozinho ou com os amigos. Mas nada muda. O que mais me magoa é que ele está pouco se importando comigo nesse sentido, pois tenho vontade de sexo, porém, ultimamente não tenho sentido mais tesão por ele, mas ao mesmo tempo não posso imaginar a vida sem ele. Estou tão confusa. Não sei como agir. Preciso de ajuda."

Continua após publicidade

Resposta: O que você pode fazer é ser mais assertiva com seu marido no sentido de fazê-lo procurar ajuda. Primeiro, consultando um urologista para saber se há algo errado na parte física dele. Descartada essa hipótese, procurar um terapeuta. Obviamente você não pode obrigá-lo a fazer isso, e se ele não quiser e continuar nessa posição passiva frente ao problema a atitude tem que ser tomada por você. E aí, você tem que avaliar quanto o sexo é importante na sua vida e fazer um balanço de seu casamento.

Caso você chegue à conclusão que a sexualidade é indispensável, existem dois caminhos: ou separar-se e procurar outro parceiro, ou assumir os riscos de uma atitude menos convencional procurando um parceiro sexual fora do casamento e continuar compartilhando com seu marido aquele lado que vocês compartilham satisfatoriamente. Só você pode avaliar o que vale mais a pena.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.