Estilo de vida altera saúde do cérebro; indicam estudos

por Ricardo Arida

Muitos estudos têm mostrado efeitos positivos do exercício físico na função cerebral. Estudos clínicos têm mostrado que o exercício físico pode proporcionar benefícios na saúde geral, função cognitiva e memória, particularmente durante o envelhecimento.

Continua após publicidade

Fatores de crescimento, como as “neurotrofinas” são moduladores da plasticidade do sistema nervoso. Entre esses fatores de crescimento, o Brain Derived Neurotrophic Factor (BDNF = proteína fabricada pelos neurônios), ou seja, o fator de crescimento derivado do cérebro, exerce vários efeitos no sistema nervoso central, como crescimento, diferenciação e reparo dos neurônios. Dos vários fatores de crescimento, o BDNF é produzido durante toda a vida para preservar as funções essenciais como o aprendizado e memória. Um nível elevado de BDNF poderia estar relacionado com uma saúde cerebral melhor. Por outro lado uma diminuição do BDNF tem sido relacionada com diferentes alterações do sistema nervoso como a depressão, esquizofrenia, doença de Parkinson etc.

Atividade física aumenta nível de BDNF

O BDNF normalmente é fabricado pelos neurônios, mas seus níveis já sobem sob efeito de uma única sessão de exercício. Estudos prévios têm mostrado que ratos com acesso à **atividade voluntária em roda, apresentam um aumento de BNDF em várias regiões do sistema nervoso como no hipocampo e córtex cerebral. Recentemente, estudos realizados em humanos também mostraram um aumento do BDNF após o exercício físico.

Um estilo de vida saudável pode afetar a saúde em geral. Entretanto, como isso pode estar associado com os níveis sanguíneos de BDNF ainda não está bem definido. Neste sentido, um grupo de pesquisadores na China* investigou a associação entre os níveis sanguíneos de BDNF e os vários fatores de estilo de vida relacionados à saúde. Nesta pesquisa, 85 voluntários foram estudados, utilizando um questionário com perguntas sobre o estilo de vida dessas pessoas, como hábitos de assistir televisão, fumar, consumo de álcool, frequência de exercício físico, ingestão de alimentos gordurosos, de frutas e vegetais. Os resultados mostraram que a freqüência de ingestão de frutas, exercício físico e assistir televisão estavam associados com maiores níveis de BDNF.

Continua após publicidade

É importante ressaltar que apesar de várias pesquisas mostrarem que o BDNF aumenta depois do exercício, este estudo mostrou que não somente o exercício físico, mas também outros fatores como hábitos saudáveis podem induzir um aumento de BDNF. Isto é um reforço para mantermos hábitos saudáveis e consequentemente termos uma melhor saúde física e mental.

Ka Lok Chana, Kai Yu Tonga, Shea Ping Yipa. Relationship of serum brain-derived neurotrophic factor (BDNF) and health-related lifestyle in healthy human subjects. Neuroscience Letters 447 (2008) 124–128.

*Plasticidade seria mudança ou alteração? Plasticidade pode ser os dois, quando um neurônio se regenera podemos dizer que ocorreu uma regeneração, quando por algum motivo (exercício) o neurônio se modifica, podemos dizer que é um mudança.

Continua após publicidade

**Atividade voluntária é a atividade em roda onde o rato corre voluntariamente, ele entra e sai da roda quando ele quer.