Chefe inseguro pode impedir crescimento de subordinado

por Roberto Santos

"Meu chefe é inseguro e acho que ele impede meu crescimento. Ele me passa o trabalho e depois não dá continuidade. Acho que ele não quer que eu me destaque."

Continua após publicidade

Resposta: Como é comum o tipo de problema que você relata, não é? As personalidades dos líderes determinam em grande parte seu estilo e daí suas atitudes e ações nas tomadas de decisão e na gestão de pessoas.

Neste último tema, é comum que comportamentos puramente restritos às dificuldades psicológicas dos chefes incompetentes levem-nos a questionar nossa própria competência ou potencial de crescimento. Pelo que podemos depreender do caso que você relata, estamos de frente a um tipo Cauteloso em excesso, que precisa sempre de mais uma análise e mais uma informação, antes de decidir, quando não engaveta ou adia repetidamente sua decisão.

Se esse diagnóstico estiver correto, é provável que alguns (ou muitos) de seus colegas tenham o mesmo problema. Nesse caso, você(s) poderia(m) ajudá-lo quando passam os trabalhos para ele, estimulando que ele manifeste todas suas inquietações para que você(s) consiga(m) minimizar as inseguranças. Porém, o problema é mais dele mesmo e não vejo muito mais o que você possa fazer para resolver isso.

Por outro lado, se você julga que o "engavatamento" de projetos é algo pessoal para que você não se destaque, então, sugeriria uma conversa franca com ele sobre seu futuro na organização; pedindo um feedback sobre seu desempenho passado e presente e uma projeção do que você pode realizar no futuro em sua organização.

Continua após publicidade