Tenho dificuldade para chefiar, o que fazer?

por Roberto Santos

"Tenho dificuldade de dar ordens, de me impor sem parecer agressivo, falta assertividade, o que tem me causado vários problemas de relacionamento com pessoas que tentam me 'puxar o tapete'. Não corto o problema pela raiz, empurro com a barriga até onde for possível, esticando a corda, esperando que eles mesmos se enforquem. A cada mudança de emprego ou posição hierárquica sempre repito os mesmos erros."

Continua após publicidade

Resposta: Pela sua descrição, deduzo que você ocupa uma posição de liderança na empresa em que trabalha.

Entendo ainda que as pessoas a quem você se refere, as quais tentam 'puxar seu tapete', são seus subordinados que você deixa que 'se enforquem', ou seja, deixa que criem situações em que finalmente os demite ou que eles se demitam.

De fato, esse estilo de gestão não é o melhor para desenvolver pessoas e essa competência é das mais valorizadas no presente e será ainda mais no futuro.

Aparentemente, você deve ter algumas características de personalidade que dificultam o exercício da liderança sobre outras pessoas: assertividade e o uso de influência e inspiração de seu pessoal para fazerem com disposição e motivação aquilo que você necessita que façam para você atingir seus objetivos.

Continua após publicidade

Acho que você se beneficiaria de um processo de coaching pessoal para trabalhar essas competências e evitar que em algum momento elas descarrilem sua carreira. Posso recomendar-lhe o livro Por que os Executivos Falham de Peter Cairo e David Dotlich.

Quatro recomendações básicas para dar ordens com eficiência:

1ª) Como recomendação básica, sugiro que você dedique tempo para planejar a comunicação de suas 'ordens';

Continua após publicidade

2ª) Veja se a ordem foi compreendida e ofereça ajuda durante sua execução;

3ª) Faça follow-up (acompanhamento) em momentos combinados antes do prazo de entrega do trabalho;

4ª) Diga aberta e explicitamente o que não saiu de acordo com o combinado.

Entretanto, sua tendência de personalidade é a de ser mais reservado e inseguro, e precisará um esforço especial para fazer o que tem de ser feito. Mas, meu amigo, não tem estradas sem obstáculos nesse destino da liderança bem-sucedida.

Boa sorte!