A história e a ciência do yoga

por Gilberto Coutinho

No início de 1987, quando iniciei meus primeiros estudos e práticas do Yoga, muito pouco sabia a respeito de importantes mestres yogues que também foram responsáveis pelo seu desenvolvimento, além de seu criador, Shiva – o grande mestre dos yogues.

Continua após publicidade

Somente em 1994, durante minha formação sistemática em Yoga, numa breve explicação de meu professor, tomei conhecimento de que o Hatha-Yoga, um dos ramos expoentes da milenar ciência yogue, tinha-se desenvolvido mais tardiamente na Idade Média e da existência de Gorakshanata, um de seus mais importantes mentores.

Com o passar dos anos, o estudo e a prática regular do Yoga, senti uma grande necessidade de aprofundar meus conhecimentos e entender melhor a sucessão discipular do Yoga clássico e tradicional, os mestres e seus discípulos que mais contribuíram para o seu desenvolvimento ao longo da história da humanidade.

A história e a ciência do Yoga são muito extensas, abrangem muitos conhecimentos e práticas. Ao pesquisar a respeito dos antigos e grandes mestres do Yoga, descobri um longo e vasto caminho onde sou apenas um iniciante, o qual muito ainda preciso percorrer e desvendar, não obstante, em 2007, eu esteja completando 20 anos de estudos e práticas regulares dessa ciência e filosofia.

Além de profundos ensinamentos na forma de aforismos (sutras), existem muitas histórias fascinantes e intrigantes que envolvem tais personalidades, Gorakshanatha e seu grande mestre Matsyendra; acredita-se que ambos tenham nascido em Bengala.

Continua após publicidade

Segundo as tradições do Yoga e hindu, o grande sábio e mestre Gorakshanatha, ainda muito jovem, entrou para a vida ascética, tornando-se um homem de impressionante discernimento e poder espiritual. Considerado um dos primeiros e mais importantes preceptores do Hatha-Yoga e fundador da ordem Kanphata (de yogues de orelhas fendidas, cujos lóbulos auriculares abrigavam grandes argolas), viveu entre a segunda metade do século X e a primeira do século XI d.C..

O prefixo Natha significa “mestre”, “senhor”; título também dedicado a Shiva e aos vários adeptos de Matsyendra, Gorakshanatha e do Tantra.

A escola de Gorakshanatha desenvolveu e sistematizou o Hatha-Yoga de tal forma que conduziu a sua prática ao mais elevado grau de perfeição. Hoje em dia, quase tudo que se é ensinado a respeito do Hatha-Yoga provém de sua escola.

Continua após publicidade

De acordo com os relatos tradicionais, Gorakshanatha pertencia a uma classe social baixa, era muito belo e carismático, foi celibatário durante toda sua vida e viajou muito pela Índia. Inúmeras lendas relatam as realizações “mágicas” e espirituais de Gorakshanatha e de seu mestre. Seu eminente mestre Matsyendranatha foi considerado um santo protetor do Nepal, reverenciado tanto pelos yogues, tântricos e hindus quanto por certas escolas budistas.

Não muito se sabe da juventude de Gorakshanatha, entretanto tornou-se mestre de um elevado grau de conhecimento da ciência Natha-Yoga, após estudar por vinte anos consecutivos sob os cuidados de seu famoso guru (mestre).

Gorakshanatha tornou-se um grande e importante mestre, logo ficou mais popular do que aquele que fora seu mestre. Escreveu importantes tratados de Yoga. Gorakshanatha e seu mestre tiveram uma grande influência na popularização do Yoga e da cultura Tântrica no Nepal (por terem vivido lá por anos) e por toda a Índia.

Por ter criado vinte complexos de templos pelo norte da Índia, Gorakshanatha tornou sua escola muito popular, combatendo efetivamente a resistência ao Shivaísmo pela dominância mulçumana. Tamanha a fama e importância que conquistara, Gorakshanatha teve seu nome forjado numa moeda do Nepal.

O templo hindu de Pashupatinath, localizado na costa do rio Bagmati na região leste de Kathmandu – capital do Nepal, parece ter sido um importante centro de encontro entre yogues e tântricos de vários cultos. É considerado um dos mais importantes templos dedicado a Shiva (“Pashupati”, nome de Shiva como senhor de todas as criaturas) existentes no mundo. Pashupata é uma antiga tradição centrada na devoção a Shiva sob a forma de Pashupati.

Grandes mestres do yoga

• Shri Kriya Babaji Nagaraj – grande mestre de Yoga da Índia moderna, considerado um yogue imortal que conserva seu corpo sempre jovem; teve a importante missão de reviver os ensinamentos e a prática do Kriya-Yoga. Babaji nasceu no ano 203 d.C., no dia 30 de novembro, numa pequena aldeia em Tamil Nadu – Índia; teve como mestre o grande Siddha Boganathar; foi mestre de Lahiri Mahasaya que, por sua vez, foi guru de Shri Yukteswar, e esse último foi mestre de Yogananda.

• Shri Maharishi Patañjali – autor do Yoga Sutra (Aforismos do Yoga), o maior trabalho contendo aforismos que abordam aspectos filosóficos da mente e consciência. Patañjali era Hindu e simpatizante da escola Vedanta de pensamento. Ainda não se sabe ao certo em que época viveu Patañjali; segundo o consenso de pesquisadores modernos, provavelmente ele tenha vivido cerca de 150 a 200 d.C, embora a tradição hindu o relacione ao gramático que viveu por volta de 200 anos a.C.. Patañjali é o codificador do Yoga e não o seu criador. Através de sutras ou breves aforismos, esse grande sábio sistematizou de forma concisa e perfeita todo o ensinamento do Yoga.

• Shri Swami Vivekananda (1862-1902). Considerado um grande Jnana-yogue e discípulo de Shri Ramakrishna. Em 1893, foi responsável por apresentar pela primeira vez o Yoga e o Hinduísmo aos Estados Unidos no “Parlamento das Religiões”, realizado em Chicago. Viveu por longo tempo na América e na Europa, em 1897, criou a missão Ramakrishna.

• Shri Mahatma Gandhi (02 de outubro de 1869 – Nova Déli, 30 de janeiro de 1948). Perfeito exemplo de Karma-yogue, trabalhou incansavelmente para melhorar a si mesmo e para o bem e a libertação da nação indiana.

• Shri Aurobindo (15 de agosto de 1872 – 5 de dezembro de 1950). Pai do Yoga Integral, indiano, hindu, poeta, filósofo, yogue e guru, tornou-se um dos líderes do movimento de libertação da Índia do domínio britânico.

• Shri Swami Sivananda Saraswati (8 de setembro de 1887 – 14 de julho de 1963). Foi um líder espiritual hindu, divulgador do Yoga e Vedanta. Nasceu em Kuppuswami em Tamil Nadu. Estudou medicina e serviu em Malaya como médico por muitos anos antes de entrar para a vida monástica. Viveu a maior parte de sua vida em Rishikesh – Índia. É o fundador da “Divine Life Society” e autor de mais de 200 livros.

• Shri T. S. Krishnamacharya (18 de novembro de 1888 – 1989). O maior expoente de Hatha-Yoga nos tempos modernos. Passou grande parte de sua juventude viajando pela Índia, estudando as seis escolas clássicas de pensamento hindu (darshanas): Vaisheshika, Nyaya, Samkhya, Yoga, Mimamsa e Vedanta. Alguns de seus famosos discípulos: Shri B.K.S. Iyengar, Shri K. Pattabhi Jois, Indra Devi e seu próprio filho T.K.V. Desikachar.

• Shri Paramahansa Yogananda (5 de janeiro de 1893 – 7 de março de 1952). Foi um importante yogue e guru indiano. Ainda muito jovem, procurou vários sábios e santos hindus na esperança de encontrar o seu mestre. Em 1910, aos 17 anos de idade, ele encontra seu guru Swami Shri Yukteswar Giri. Criou, em 1920, nos E.U.A., a “Self-Realization Fellowship”. Tornou-se um grande exemplo de Bhakti-yogue (amor e devoção) e divulgador da ciência do Kriya-Yoga.

• Shri Indra Devi (1899 – 2002). Considerada a primeira dama do Yoga. Nasceu em 1899 na cidade de Riga – Rússia. Em 1927, mudou-se para a Índia motivada pela sua espiritualidade. Dez anos mais tarde, foi aceita em um ashram para estudar a disciplina do Yoga. Na antiga Índia, ashram era um eremitério hindu. Hoje, uma comunidade formada para promover o desenvolvimento espiritual, orientada por um mestre. Em 1947, abriu o primeiro estúdio de Yoga na Califórnia – E.U.A.. Em 1985, mudou-se para a Argentina. Indra Devi faleceu em paz no dia 25 de abril de 2002, aos 102 anos, em decorrência da velhice.

• Shri B. K. S. Iyengar (14 de dezembro de 1918 – ). Discípulo de Shri Krishnamacharya, é reconhecido mundialmente como um dos maiores expoentes ainda vivos do Hatha-Yoga – reside em Pune, Índia.
• E muitos outros.