Os cinco domínios da competência para gerenciar suas emoções

por Lilian Graziano

Educar uma criança tem consequências sociais. Crianças são, de fato, o substrato humano essencial das transformações futuras deste planeta em algo sustentável, saudável sob todos os pontos de vista. Se pararmos para pensar no mundo que queremos, há muito trabalho a ser feito na Educação, dentro e fora de casa, e essa empreitada começa em um esforço de formiga.

Continua após publicidade

De um em um – professor/aluno; pai/filho etc – e, aos poucos, estaremos formando batalhões de seres mais resilientes (com capacidade de dar a volta por cima), mais conscientes de si e mais aptos à convivência social. Trata-se do tão falado desenvolvimento de competências socioemocionais desses pequenos, que, num projeto de formação integral a partir das escolas, tem sido apontado como a verdadeira revolução do milênio por educadores, sociólogos e psicólogos diversos.

Já há um movimento global nesse sentido, com instituições à disposição dessa empreitada, intenções políticas e acordos internacionais. No Brasil, porém, a desigualdade econômica coloca outras demandas na frente disso: primeiro, que haja escolas para todos; segundo, que estas sejam de qualidade e ofereçam estrutura para uma formação integral. Em um plano maior, é preciso, ainda, que haja condições dignas de sobrevivência aos brasileiros, que garantam condições propícias para o desenvolvimento das competências pretendidas.

O site "Educação para o século 21", mantido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a OCDE e a Unesco, uma iniciativa embrionária brasileira acerca da formação integral pretendida, define tais competências, que incluem "um conjunto de comportamentos e sentimentos individuais como uma espécie de padrão constante ou tendência de responder de determinada forma em determinados contextos e situações cotidianas, como ao gerenciar as próprias emoções ou tentar atingir um objetivo.

Os cinco domínios da competência

Continua após publicidade

Em geral, essas competências podem ser divididas em cinco domínios:

Conscienciosidade: expressa em atitudes de responsabilidade, persistência, resiliência e outras;

Abertura a novas experiências: presente em comportamentos de curiosidade, criatividade, não ter medo de errar etc;

Continua após publicidade

Amabilidade: presente em cooperação, por exemplo;

Estabilidade emocional: na capacidade de autocontrole e outras;

Extroversão: como sociabilidade.

Em todos esses domínios também está presente o chamado Lócus de controle, que é a forma como o indivíduo percebe a fonte de controle de sua vida, podendo ser essa fonte ele próprio (indivíduo) ou agentes externos a ele.

Vejo uma possibilidade interessante nesse processo que é a de se adotar, como objetivo claro, a construção de uma sociedade mais feliz. Seria interessante se nossas crianças, a partir da noção aritstotélica de felicidade como sendo resultado de uma vida virtuosa, ponto de partida conceitual da Psicologia Positiva, tivessem conhecimento das virtudes humanas essenciais, assim definidas a partir de intensa pesquisa dentre as mais diversas culturas. São elas sabedoria, coragem, humanidade, justiça, moderação e transcendência, que dão suporte a um inventário de forças pessoais – recursos que desenvolvemos, cuja aplicação nos aproxima dessas virtudes.

Tenho certeza de que o leitor perspicaz, a esta altura, já notou semelhanças entre ambos os esforços, o da formação integral e do trabalho em Psicologia Positiva. A sociedade reluta em falar às claras sobre felicidade. Tanto quanto se necessita e se busca ser feliz. E por que não falar disso neste momento e ligar o conceito àquilo que é primordial ao desenvolvimento pleno do indivíduo, a Educação?