Oito mitos e verdades sobre cirurgia plástica

Da Redação

Os resultados de uma lipoaspiração são permanentes? A celulite pode sumir com a lipoaspiração?

Continua após publicidade

São muitas as dúvidas e questionamentos dos pacientes sobre a realização de cirurgias plásticas. O cirurgião plástico Rogério Schutzler Gomes expõe mitos e verdades sobre o assunto:

1 – A celulite some com a lipoaspiração?

Em parte. A lipoaspiração não deve ser indicada para curar celulite, mas muitos casos podem obter melhora, especialmente na região dos culotes por rompimento das traves de tecido conjuntivo que formam as celulites, melhorando a regularidade da pele em muitos casos. Por outro lado, como essas traves de tecido conjuntivo podem se refazer, não é possível garantir resultados.

2 – É possível reconstruir o seio após a sua retirada por motivo de acidente ou doença, como o câncer?

Continua após publicidade

Verdade. Atualmente existem várias técnicas e táticas cirúrgicas para diminuir a mutilação da retirada do tumor. Tudo irá depender da sequela do tratamento da patologia e das condições locais para reconstrução.

3 – Preciso emagrecer antes de modificar o contorno corporal com cirurgia plástica?

Mentira. O ideal é fazer a cirurgia plástica com o peso que a paciente consiga manter com facilidade. O ideal é fazer sua cirurgia plástica com índice de massa corporal (relação peso/altura ao quadrado) no máximo em 27. A cirurgia plástica não emagrece, apenas melhora o contorno corporal.

Continua após publicidade

4 – É possível engrossar as pernas com silicone?

Verdade. Tanto as coxas quanto as panturrilhas (batata da perna). Embora este resultado seja mais fisiológico e natural através das novas técnicas de lipoenxertia (enxerto de gordura corporal) feitas com centrifugação.

5 – É verdade que a cirurgia plástica retira cicatrizes resultantes de acidentes ou de outras operações?

Mentira. No máximo, troca-se uma cicatriz feia por outra mais discreta. A eliminação completa de uma cicatriz é impossível.

6 – O resultado da cirurgia pode ser retocado ou refinado e até totalmente refeito?

Verdade. Sempre que for possível melhorar o resultado de uma cirurgia, isto é feito. Na maioria dos casos, é o próprio cirurgião que propõe a intervenção.

7- Ouvi dizer que a cirurgia nas pálpebras compromete a visão. É verdade?

Mentira. O que pode ocorrer é a sensação de areia nos olhos ou irritação das conjuntivas e lacrimejamento durante algumas semanas, mas após esse período a visão volta ao normal.

8 – É verdade que existe cirurgia plástica para os órgãos sexuais?

Verdade. É muito comum as mulheres solicitarem a diminuição dos pequenos lábios (ninfoplastia) e o aumento dos grandes lábios (com enxerto de gordura).

Estes procedimentos dão um aspecto jovial à área que se modifica com a idade, principalmente após a gestação.