Em fogo brando: ciúme e controle vêm aos poucos e sufoca…

por Anette Lewin

"Estou com uma pessoa há um ano e meio. Ele é muito bacana, companheiro, amigo para todas as horas. Só que ele foi aos poucos afastando meus amigos, não deixa eu ir na academia, qualquer coisa que eu faça, ele quer estar junto. Eu acho legal, mas ao mesmo tempo sufocante. Afinal, sou uma geminiana que adora fazer amizades e ter liberdade. Ele diz que se ele não sentir ciúme ele não ama."

Continua após publicidade

Resposta: Se ele "precisa sentir ciúme" para saber que ama, você acaba precisando fazer coisas para que ele sinta ciúme… Está aí uma equação que deve ser revista. Ciúme podem até temperar uma relação, mas não pode ser o único termômetro que assinala como essa relação caminha.

Se você gosta de se relacionar com seus amigos, deve fazer isso por você e não para deixá-lo melhor ou pior. Você acabou deixando ele interferir até nas suas idas à academia, porque no começo do relacionamento talvez isso fosse agradável e levantasse sua autoestima.

Neste momento, em que você quer retomar sua autonomia sem machucá-lo, deve, aos poucos, mostrar que seu afeto por ele independe dessa presença constante e que se ele precisa sentir ciúme, você precisa sentir liberdade. Temos aí uma negociação que deve ser feita sem passar a sensação de que você está tirando coisas do relacionamento, mas sim construindo uma relação mais sólida.