Clareamento dental exige profissional capacitado para sua aplicação

Da Redação

Exibir um sorriso perfeito passou a ser mais importante do que simplesmente atender a vaidade. Predispõe à simpatia, à interação com pessoas, aumenta a autoestima e é uma alavanca para seduzir o interlocutor.

Continua após publicidade

O dentista Mauro Piragibe Jr, consultor da ABO Nacional (Associação Brasileira de Odontologia). Piragibe acredita que o tratamento pode até transformar hábitos, além de garantir o bem-estar. “Tenho paciente que parou de fumar por causa do tratamento. Depois que seus dentes clarearam, ele nunca mais quis dente amarelo”, afirma o especialista.

Para garantir um sorriso perfeito Piragibe utiliza a chamada técnica combinada, que consiste na soma do clareamento em casa e no consultório.

"Procuro associar as duas técnicas para conseguir qualidade nos aspectos brancura e durabilidade do clareamento. Outro ponto importante para o sucesso do tratamento é a conjugação de duas matérias em casa. Pacientes que têm a agenda cheia de compromissos, se um dia não puderem usar o produto durante o dia, podem compensar dormindo com o produto indicado para a noite. Daí a importância de oferecer duas opções para o paciente", explica.

A seguir o especialista esclarece as dúvidas mais comuns para quem deseja realizar o clareamento dental:

Continua após publicidade

Qual a diferença entre o clareamento caseiro e o realizado em consultório?

Resposta: As duas modalidades são tradicionais para o clareamento dental e vêm sendo amplamente utilizadas. As principais diferenças são o gel utilizado, a forma que se aplica e o tempo de exposição. Na prática, os resultados são equivalentes desde que as técnicas sejam adequadamente empregadas. Seu dentista saberá indicar qual o procedimento indicado à você.

Como fazer o clareamento caseiro?

Continua após publicidade

Resposta: O primeiro passo é a elaboração pelo dentista de um exame clínico completo para escolha do tipo de tratamento mais adequado. Em seguida, são feitas, por meio de moldeiras transparentes, cópias das arcadas do paciente. Nestas moldeiras, o paciente é instruído a aplicar gel e adaptar aos dentes. O tempo de uso das moldeiras varia conforme a concentração do gel – em média de 1 a 4 horas diárias, por 3 a 4 semanas.

O clareamento a laser é melhor do que os demais?

Resposta: Convencionou-se chamar o clareamento de consultório de “clareamento a laser”, mas o procedimento ambulatorial não necessariamente precisa ser realizado sob aplicação de fontes de luz. Atualmente, estudos mostram que a eficiência do clareamento com e sem uso do laser é equivalente.

Tenho uma festa neste fim de semana, posso obter dentes brancos nos próximos dias?

Resposta: Para quem precisa de rapidez no clareamento, a associação de técnicas pode ser a melhor alternativa. Nesse caso, o profissional realiza uma sessão de clareamento em consultório (média de 1h) e fornece ao paciente moldeiras para uso domiciliar, paralelamente ao tratamento em consultório. Em períodos muito curtos (4 ou 5 dias) pode-se esperar algum grau de clareamento, porém o resultado não chegará ao máximo possível. É necessário ainda que se tenha muita cautela na escolha da concentração dos geis para que a pressa não traga maior hipersensibilidade ao paciente. A indicação é utilizar produtos com agentes dessensibilizantes.

Tenho algumas manchas brancas no dente. Como faço para removê-las?

Resposta: Dependendo da origem e intensidade, as manchas poderão ser mascaradas com o clareamento, porém isso não é uma regra. Algumas vezes, as manchas são tratadas antes do início do clareamento pela técnica de microabrasão de esmalte ou removidas após o tratamento com restaurações em resina. Tudo varia conforme o diagnóstico, mas as manchas normalmente não impedem o clareamento.

Clarear os dentes causa sensibilidade dental?

Resposta: A hipersensibilidade eventualmente originada pelo clareamento vem sendo objeto de constantes estudos e atualmente pode-se oferecer um tratamento mais confortável ao paciente. O dentista pode se valer de uma série de artifícios para driblar a hipersensibilidade, principalmente alterando tempos de uso, concentração e associando aplicação de agentes dessensibilizantes.

O clareamento é um procedimento seguro e eficaz. No entanto, deve ser supervisionado por um profissional capacitado. Para máximo conforto e resultado, procure seu dentista e siga suas recomendações.