Que tratamento é indicado para quem tem claustrofobia e medo de viajar de avião?

por Eduardo Ferreira Santos

"Tive uma crise de claustrofobia dentro do avião. Quando vou viajar, fico com medo de sentir esse pânico, parecia que ia morrer asfixiada. A pergunta é: tem cura? Quando vai passar isso?"

Continua após publicidade

Resposta: O avião reúne em uma só situação várias condições que envolvem não só a claustrofobia, e que podem levar uma pessoa que já esteja vivendo um estado de estresse ou ansiedade, ainda que moderado, anteriormente, à PERDA DE CONTROLE.

Isso pois o avião é um lugar fechado (sem saida), há várias pessoas em um mesmo local (sensação de sufocamento), o passageiro não tem NENHUM CONTROLE sobre o que está acontecendo, pode estar indo para um local desconhecido e, inconscientemente, amedrontado…

Ter apenas um episódio desse tipo pode não significar nada, ou quase nada, pois pode ser uma descarga emocional de uma tensão maior reprimida. Vale a pena verificar se você está vivenciando um momento pessoal de estresse e tensão devido a outros fatores como, por exemplo, situações familiares, conjugais, no trabalho, financeiras.

Por outro lado, se essa claustrofobia se mantiver e repetir em outras circunstâncias da vida, o ideal é procurar a ajuda de um especialista, seja um psicólogo ou um psiquiatra.

Continua após publicidade