Menopausa torna a mulher mais fogosa?

por Arlete Gavranic

O período de climatério caracteriza-se pela diminuição gradativa do funcionamento ovariano, responsável pela produção hormonal feminina e ovulação.

Continua após publicidade

É a falência ovariana que leva à menopausa (ultima menstruação) e às mudanças corporais advindas da queda ou supressão dos hormônios femininos – estradiol e progesterona.

Muitas mulheres que não fazem reposição hormonal irão perceber consequências da queda dos hormônios tais como: queda e enfraquecimento de cabelos, maior perda de cálcio dos ossos e dentes, perda da lubrificação da pele e seu consequente envelhecimento e uma menor lubrificação vaginal que pode gerar desconforto no ato sexual, além dos tradicionais fogachos – crises de calor.

A queda de hormônios femininos acaba trazendo proporcionalmente um significado à testosterona (hormônio masculino) que sempre existiu no corpo da mulher, mas que era pouco significativa frente às doses de hormônios femininos. Essa testosterona para algumas mulheres pode significar uma elevação do desejo sexual e torná-la mais fogosa como muitos dizem. Mas isso não é regra, muitas ficam mais irritadiças e até agressivas com o parceiro e perdem interesse.

Porém, muitas mulheres irão se sentir muito mais livres para viver o sexo, pois não correm mais o risco de engravidar. Se essa mulher gosta do seu corpo e vive bem sua sexualidade, as mudanças podem ser pequenas e adaptadas a essa nova fase. Mas a sexualidade nem sempre é algo muito bem vivido, prazeroso ou desejável, muito provavelmente o período da pós-menopausa pode ser um gatilho para ela se fechar para o sexo.

Continua após publicidade

Outro aspecto que pode trazer conflitos é o de encarar a menopausa/climatério como um marco de envelhecimento. Isso traz muita angústia para a mulher que enxerga o envelhecimento como perda de vida ou de direito a ter prazer e ser feliz.

Muitas mulheres podem dar a volta por cima desses conflitos e fugir de quadros depressivos. Para isso é necessário rever uma série de valores e entender que ter prazer na vida é determinado pelo jeito que você se propõe a olhar para você mesma, para o mundo e suas oportunidades. Isso inclui viver bem os prazeres do corpo, da sensualidade e da sexualidade, seja aos 30, 40, 50, 60 ou 70anos!

Todas as idades carregam uma carga de beleza sensual. Envelhecer é sinal que se está vivo e o segredo é poder desfrutar de todos os prazeres da vida em todas as idades. O prazer do toque, do tesão, do orgasmo e da vivência afetiva ajudam a rejuvenescer e oxigenam o corpo; e fazem a pele e os olhos brilhar!

Continua após publicidade