Meus colegas de trabalho me veem como arrogante. O que fazer?

por Roberto Santos

"Tenho percebido o problema de passar uma imagem de arrogante – até recebi um feedback. Muitas vezes falo de forma pontuada e muitas outras falo de forma carregada de assertividade. Isso está fazendo com que as pessoas achem que eu seja arrogante e até tenham medo de falar comigo. Gostaria de mudar essa atitude, mas não tenho quem me oriente ou me dê dicas do que fazer para articular melhor as palavras e as frases. Nesse feedback que eu tive, foi dito isso: que o conteúdo estava correto, mas a forma como foi exposto tornava-me arrogante"

Continua após publicidade

Recentemente respondi uma consulta de outra leitora sobre as diferentes perspectivas de nossa personalidade — há aquele Você que Você conhece (sua identidade) e há o Você que nós sabemos que Você é (sua reputação).

Quer gostemos ou não, nosso sucesso ou fracasso na vida, especialmente no mundo corporativo, depende quase que exclusivamente de nossa reputação, ou seja, de como os outros nos percebem, mesmo que não nos vejamos como tal. Um primeiro passo para qualquer desalinhamento entre nossa identidade e nossa reputação é reconhecermos esta diferença e trabalharmos com nosso autoconhecimento em que o feedback de outras pessoas tem um papel fundamental.

Três primeiros passos para livrar-se da reputação de arrogante

Pela sua descrição sobre sua reputação de "arrogante", você já deu três passos importantes: reconheceu o problema, confirmou com feedback e está procurando formas de corrigir o problema.

Continua após publicidade

Parabéns! Especialmente para pessoas muito autoconfiantes e seguras de si, reconhecer uma falha ou limitação não é das coisas mais fáceis. "Arrogante" é um dos traços de personalidade mensurados pelo Inventário Hogan de Desafios do Dr. Robert Hogan que trata dos "descarriladores de carreira", que são as tendências disfuncionais que todos temos que costumam se manifestar quando nos sentimos ameaçados, pressionados ou estressados. Nestas circunstâncias, podemos exagerar num ponto forte em nosso perfil e mostrarmos nosso lado sombra — o Darth Vader da nossa personalidade.

Prós e contras do comportamento arrogante

O "arrogante" segundo essa avaliação, quando em seus melhores dias, é uma pessoa assertiva, focada em resultados, determinada, autoconfiante, decisiva, visionária, e mais uma série de qualidades tão caçadas em processos seletivos de executivos. Porém, sob estresse, como você captou em seus feedbacks, o "arrogante" que já se acha, passa a imagem de que se tem certeza. Ele pode soar intimidador para os menos experientes e seguros de si, eles podem não reconhecer sua responsabilidade pelos erros, eles soam prepotentes e pouco consideram opiniões de outros que não confirmam sua decisão, eles mostram resistência a mudanças e outras atitudes que podem ser afugentadoras de pessoas de talento em sua equipe.

Continua após publicidade

Muitas vezes, a fonte de informações e de problemas de uma determinada operação pode "secar" para o líder, pois esse emudece as contribuições sem antes escutá-las. Bem, tudo isso, acho que apenas reforça a importância do terceiro passo — fazer algo a respeito. Como disse acima, ligar no máximo seu radar para se perceber tendo essas atitudes em sua comunicação, em reuniões ou em conversas um a um, é essencial, incluindo aí, os "espelhos sociais" que podemos buscar. São aquelas pessoas híper-honestas que vão topar nos dar o feedback realista de como nos percebem naquelas situações, depois que você compartilhar seu propósito genuíno de desenvolvimento nesse aspecto. Superimportante nesta fase: DESLIGAR O JUSTIFICÔMETRO!

Quando você pede um feedback para alguém, você não deve responder como se fosse um julgamento da outra pessoa; ela está apenas compartilhando sua percepção que pode não ter nada a ver com sua intenção. A percepção de várias pessoas é que forma sua reputação. Dar justificativas para seu comportamento pode ser apropriado para uma delegacia ou tribunal, mas num feedback, nossa prioridade deve ser entender o que e como falamos faz as pessoas terem aquela percepção de arrogante, por exemplo.

Em termos de dicas de leituras e outras ações de desenvolvimento, há um artigo meu na coluna de Gestão Pessoal do Vya Estelar sobre o Arrogante (veja aqui).

Um livro que contou com minha revisão técnica — "Por que os Executivos Falham" de Peter Cairo e David Dotlich — trata dos 11 descarriladores de carreira, dentre eles o "Arrogante". Infelizmente, este livro não está sendo mais distribuído, mas você pode encontrar no site de sebo virtual da "Estante Virtual". Para um processo de desenvolvimento mais abrangente e profundo, recomendaria um processo de coaching e caso tenha interesse posso indicar profissionais competentes em sua cidade. Mais uma vez, parabéns por tomar esta iniciativa.

Quando nós controlamos nosso lado sombra, nós permitimos que nossa luz seja mais intensa para aqueles à nossa volta e para iluminar o futuro de nossa carreira. Sucesso!