Enxergar pontos de discordia é essencial para o casal compartilhar tarefas domésticas

por Eduardo Yabusaki

A sobrecarga da mulher com a jornada dupla é reclamação constante e comum nos relacionamentos: além de trabalhar fora, tem que dar conta das atividades rotineiras da casa. É possível que isso não prejudique o relacionamento?

Continua após publicidade

Na difícil arte da vida a dois é importante que ambos tenham claro que conviver com o outro não é só um "mar de rosas", onde só existe o curtir um ao outro e nada mais.

Pouca atenção se dá para questões importantes da convivência a dois e que fazem parte de qualquer relacionamento, como: coordenar a limpeza da casa (diarista); as refeições (cuidar do cardápio – algumas têm sorte de poder fazer isso com a empregada); fazer compras de mercado; pagar contas; providenciar reparos domésticos…

Isso quando o casal ainda não tem filhos, pois quando tem, essa lista aumenta ainda mais: quem leva e busca no berçário/escola, quem leva para cá ou para lá (futebol, inglês, natação, casa do(a) amiguinho(a), festinha etc); estrutura que cada vez mais irá exigir do casal e que portanto obriga a um bom entendimento entre ambos para que isso tudo não venha a se transformar em pontos de discórdia e insatisfação entre o par.

O que parece ser uma atividade cotidiana maçante pode se transformar em uma rotina torturante, se for algo não compartilhado e, por consequência, não assimilado como uma situação habitual em qualquer relacionamento. Para tanto, é sempre importante que o casal possa ter claro que toda e qualquer situação que surja, possa ser discutida com total liberdade e da forma mais clara e tranquila, para juntos, pensarem e resolver… sempre.

Continua após publicidade

Tudo que diz respeito à estrutura de vida a dois, ou seja, casa, filhos, atividades comuns, diversão, finanças etc precisam ser pensadas e decididas pelo casal. Só dessa forma é que o risco de vir a se tornar um problema diminui. Rotinas fazem parte da vida de qualquer pessoa e no relacionamento a dois não é diferente. Elas inclusive podem ajudar na praticidade do dia a dia, agilizando as tarefas, e assim permitindo a convivência maior do casal.

Sete dicas para o casal compartilhar as tarefas domésticas:

1. Definam as tarefas a serem compartilhadas e divididas;

Continua após publicidade

2. Distribuam de modo que encaixe de forma mais facilitadora possível (seja pela característica de cada um ou pela praticidade de encaixar no dia a dia; exemplo: quem faz compras? Talvez quem passe mais próximo ao mercado);

3. Assumam a tarefa não como uma obrigação, mas como algo habitual que passe a fazer parte de suas rotinas;

4. Tenham claro que isso faz parte de qualquer relacionamento, seja nesse em que estão ou com qualquer outra pessoa que estiverem;

5. Não dirija sentimentos negativos ao seu par decorrentes da tarefa;

6. De tempos em tempos, é saudável que façam rodízio das tarefas;

7. Acima de tudo, conversem sempre sobre incômodos ou mudanças que desejam.

A vida a dois exige sempre que tenhamos disponibilidade e criatividade para lidar com as dificuldades e conflitos para assim podermos desfrutar ao máximo um do outro, de forma que nossos bons sentimentos de afeto e amor fluam, construindo e sedimentando ainda mais a relação.