Por que ao discutir com alguém não encontro palavras certas para responder na hora?

por Eduardo Ferreira Santos

"Momentos depois ou após alguns dias encontro a resposta. Aí penso que já passou e que não devo procurar uma nova discussão agora."
Enviado por uma leitora.

Continua após publicidade

Resposta: É muito comum que certas pessoas, devido à ansiedade e medo, costumem ter o famoso *"branco" de pensamento, que impede respostas ágeis e prontas às situações da vida.

Isso se deve, principalmente, à liberação de substâncias como a adrenalina e cortisol que afetam algumas sinapses cerebrais (ligação entre as células nervosas) impedindo o fluxo normal do pensamento.

A origem básica desse fenômeno está mesmo em situações de "estresse" em que a pessoa não sabe lidar de imediato mas que, passado o momento agudo, o fluxo de pensamento retorna ao normal e aí sim é possível que as conexões nervosas se restabeleçam, permitindo a funcionalidade do pensamento.

O que eu posso lhe sugerir é que você avalie bem quais são suas características básicas de personalidade (ansiosa, fóbica) ou mesmo se vive algum momento estressor em sua vida.

Continua após publicidade

* O branco deve-se à liberação de cortisol pela glândula suprarrenal. O cortisol é um hormônio liberado em situações de estresse ou nervosismo que chega até o cérebro, pelo sangue, onde atua inibindo mecanismos da evocação das memórias, no hipocampo e no núcleo amigdalino.
Fonte: Prof. Dr Ivan Izquierdo