Alimentos na geladeira: saiba o prazo, temperatura, posicionamento…

por Jocelem Salgado

Fui convidada a dar uma entrevista sobre este tema.

Continua após publicidade

É bom ressaltar que nem sempre somente a data de validade do produto determina o prazo de qualidade. Muitas vezes o armazenamento não é adequado ao produto tanto dentro como fora da geladeira. Isso pode ser um fator muito importante para garantir a qualidade do alimento.

Outro fator de fundamental importância é a temperatura de refrigeração para a conservação desse alimento. A 5ºC, temperatura comum de refrigeração, um determinado alimento pode ser conservado por cinco dias, ao passo que o mesmo alimento armazenado a 15ºC poderá deteriorar-se em menos de 24 horas. Muitos alimentos quando são abertos, mesmo estando dentro do prazo de validade, devem ser consumidos em poucos dias ou devem ser conservados em outro recipiente.

E em dias de calor intenso deve-se redobrar a atenção com os alimentos, pois muitas pessoas sofrem com intoxicação alimentar causada pela má qualidade dos mesmos.

Primeiramente, deve-se ter em mente que a maior parte dos produtos que entra na geladeira deve ser higienizada, ou seja, lavada de acordo com o tipo (garrafas, embalagens em geral, etc), pois não sabemos por onde aquelas embalagens passaram.

Continua após publicidade

Temperatura na geladeira

O resfriamento dentro da geladeira varia de acordo com o local, a temperatura de refrigeração deve variar de 0 a 7ºC para ser eficiente. O congelador é a parte mais fria e deve apresentar temperatura igual ou inferior a – 18ºC para que haja o congelamento completo do alimento armazenado e seja cessada tanto a atividade microbiológica quanto a atividade enzimática.

As partes seguintes, mais próximas ao congelador tendem a ser mais frias que as partes mais abaixo como gavetas e porta. Assim ao avaliar os alimentos que necessitam de maior resfriamento, pode-se posicioná-los corretamente.

Continua após publicidade

Como as duas primeiras prateleiras são as partes mais geladas do equipamento, são nesses compartimentos que devem ser armazenados os alimentos mais perecíveis: em primeiro lugar os lácteos como leite, iogurtes, queijos, manteiga. Em seguida, embalagens abertas de sucos, geleias, doces prontos como pudins, manjares, etc.

Nas prateleiras de baixo, armazene alimentos prontos como legumes cozidos e sobras devidamente guardadas em potes de vidro ou louça. Livre-se dos tão utilizados potes de plásticos, eles liberam toxinas altamente prejudiciais ao organismo, como o bisfenol-A, capaz de provocar desordens no sistema reprodutivo, obesidade, desenvolvimento de câncer como o de mama e o de próstata. Esse também é o local em que devem ser armazenados os ovos, que devem permanecer em sua embalagem original higienizada e no fundo da prateleira. Não guarde ovos na porta da geladeira. Este local apresenta variação de temperatura muito grande por ser aberto constantemente. Isso pode levar a proliferação de micro-organismos. Também não lave os ovos, a casca é bastante porosa e se houver sujidades, elas podem se deslocar mais facilmente para dentro do ovo.

Acima dos gavetões é a área ideal para colocar garrafas pets, além de frutas diversas, pois esse local apresenta uma temperatura não muito baixa, o que é ideal para esse tipo de alimento.

Dentro dos gavetões, armazene hortaliças (verduras e legumes). Como esse local é um dos menos refrigerados, é ideal para esses alimentos, já que os mesmos são muito sensíveis às temperaturas muito baixas, pois podem "queimar" e estragar mais fácil.

Para um maior tempo de conservação das frutas e hortaliças, essas não devem ser lavadas antes do armazenamento, mas somente antes de serem consumidas. Se esses alimentos são lavados, a sua umidade aumenta e com isso a proliferação de micro-organismos pode aumentar, causando uma deterioração mais rápida. Na porta da geladeira, parte que perde refrigeração mais rapidamente pode ser armazenado: conservas, molhos como ketchup, mostarda, molho shoyo, etc.

Latas abertas não devem ser armazenadas na geladeira. Ao abrir a lata o verniz interno se rompe e o alimento pode entrar em contato com a lata e se tornar tóxico. Portanto, retire sempre o produto da lata e coloque em um pote de vidro ou cerâmica, para então conservá-lo na geladeira.

Ainda, não coloque um recipiente muito junto do outro. Permita que o ar frio circule entre eles, isso melhora a conservação.

No congelador, armazene alimentos crus e preparados que serão utilizados em um curto período de tempo. Isso porque o congelador da geladeira é diferente do freezer. Um congelador comum mantém os alimentos a uma temperatura aproximada de 0ºC a 4ºC. O freezer congela a – 18ºC ou menos e, quanto mais baixa a temperatura maior a garantia de que o alimento não desenvolverá fungos e bactérias e de que irá manter suas características nutricionais. Por isso, no freezer podem ser armazenados alimentos crus e preparados por mais tempo.

Antes de congelar um alimento, esse deve ser limpo, higienizado, colocado em embalagem plástica própria para congelamento retirando o máximo possível do ar. Preferencialmente, deve-se etiquetar com o nome da preparação ou produto e data do congelamento. Armazenar em pequenas porções.

Os alimentos que não devem ser congelados são: ovo com casca, maionese, batata, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, chantilly, iogurte, pudins em geral e alimentos que já foram congelados.

O tempo de armazenamento de alguns alimentos refrigerados varia de acordo com a seguinte tabela:

Alimento

Vísceras/carne: moída 2 – 3 dias

Peixe: 1 – 2 dias

Ovos: 14 dias

Carne fresca: 4 – 5 dias 

Leite pasteurizado depois de aberto: 2 – 3 dias 

Condimentos (catchup e mostarda): 10 – 30 dias

Para o congelamento dos alimentos alguns prazos devem ser observados:

Legumes: 6 meses

Aves: 3 – 6 meses

Carne vermelha: 3 – 2 meses

Peixe: 3 – 6 meses

E fique atento: um alimento após ser preparado não deve ficar mais do que duas horas em temperatura ambiente. Esse alimento precisa ser resfriado e mantido na geladeira por até dois dias. Se for congelado no freezer consumir em até três meses.

Para a limpeza interna da geladeira utilize um pano umedecido em água morna e detergente neutro. Enxágue e depois passe uma solução de bicarbonato de sódio (1 litro de água + 2 saquinhos do produto); após não é necessário fazer um novo enxágue. Em seguida, use outro pano, dessa vez seco. O bicarbonato é ótimo para tirar manchas e o "cheirinho" de geladeira. Por fora, use uma esponja macia e detergente neutro. Em seguida, enxague com um pano úmido. Esse tipo de limpeza pode ser feito semanalmente. Diariamente, organize os alimentos e produtos e remova as sujidades.

Posicionamento dos alimentos na geladeira