Como prevenir miopia nas crianças

por Nicole Witek

Uma solução para proteger seus filhos da miopia é: “deixá-los do lado de fora”, ao ar livre, sugere uma nova pesquisa da conceituada revista científica *The Lancet.

Continua após publicidade

A explosão do número de casos de miopia na Ásia tem como causa o modo de viver dos jovens que passam mais tempo na frente da tela do computador ou da tv, ou lendo um livro, do que ao ar livre.

A miopia é um distúrbio ocular causado por um comprimento excessivo do globo ocular durante o período pós-natal, distúrbio acentuado – diz a pesquisa – principalmente pela falta de dopamina (neurotransmissor) no organismo.

O Professor Ian Morgan da Universidade de Camberra explica: “É óbvio que a luz natural estimula a produção de dopamina e previne a miopia”. Para o pesquisador, “na maioria dos casos no Extremo Oriente não é consequência da genética, mas do meio ambiente”.

Escola-casa-televisão 

Continua após publicidade

Crianças que vão para a escola e regressam para casa para estudar ou assistir televisão, tem mais riscos de sofrer de miopia.

As taxas mais elevadas de miopia do mundo são de estudantes no último ano do colégio nas grandes cidades da China, Taiwan, Hong Kong, Japão, Cingapura e da Coreia do Sul: taxas de 80 até 90%.

Porém, se as crianças passarem duas ou três horas por dia ao ar livre, basta para prevenir a miopia, mesmo quando devoram livros e passam muito tempo na frente do computador, diz o cientista. As crianças que estudam muito, mas saem ao ar livre para se divertir, geralmente não desempenham o distúrbio. As crianças que estudam muito e não saem ao ar livre são as que têm mais riscos de ter míopia.

Continua após publicidade

Quais são os fatores agravantes?

A revista alerta sobre o aumento dos problemas oculares ligados ao envelhecimento da população e às péssimas condições de vida para a saúde do olho.

Na lista encontramos:

– O aumento da pressão escolar/universitária;

– Modo de vida cada vez mais sedentário;

– Aaumento, a cada ano, do tempo na frente da tela de tv ou do computador.

– Especificidades genéticas.

A revista denuncia a falta de medidas de prevenção que poderiam diminuir o grande impacto das doenças sobre os cidadãos e na economia.

Sabedoria intemporal do yoga e como o yoga pode ser a panaceia

Apontei várias vezes nessa coluna a importância de cuidar dos olhos. Não só para enxergar corretamente, mas também para dar eficiência à força do seu pensamento.

Com foco somente na saúde dos olhos, listo aqui fatores agravantes que podem levar inclusive à perda de visão!

Envelhecimento da população:

A pirâmide das idades na maioria dos países desenvolvidos está em mutação. As populações de mais de 60 anos estão crescendo. O corpo envelhece sim, porém o olho como o resto do corpo tem que ser exercitado e relaxado. A pior condição para o corpo é o sedentarismo, a falta de movimento. Isso é igual para o olho.

Sair ao ar livre, abrir seu campo de visão da tela do computador para a flor na árvore no fundo do jardim, para a ave que está perto das nuvens, para o navio na linha do horizonte; previne a rigidez do olho e ajuda na circulação dos líquidos dentro e fora do olho evitando, por exemplo, alterações como glaucoma – quando a pressão sobe demasiadamente dentro do globo ocular e o humor aquoso não circula como deveria.

O que fazer?

Focar um ponto na sua frente, esperar o olho acomodar-se e focar para um pontinho longe… longe: esperar o olho focar.

Repetir várias vezes ao dia, principalmente quando estiver na frente do computador.

Exercício, porém relaxamento em conjunto: o olho é diretamente ligado às emoções, às tensões. É indispensável aprender a ter consciência das tensões e prevenir o enrijecimento do olho, graças ao relaxamento consciente. Como?

O que fazer?

Na hora de se deitar ou em qualquer momento do dia, se houver uma oportunidade, alisar mentalmente os traços do rosto. Como se tivessem mãos mágicas suavizando sua pele.

Depois dessa consciência da superfície da face, deixar seu pensamento entrar primeiro em um olho e imaginar a expansão do glóbulo ocular dentro do seu alojamento. Igual para o outro olho.

Terminar imaginando os dois olhos balançando suavemente com o ritmo da sua respiração.

Péssimas condições de vida para o olho:

Falando simplesmente da vida sem sair de casa, entre as quatro paredes, já basta para colocar os olhos num estado totalmente em contradição com o que a natureza elaborou para o homem.

Não sabemos mais deixar o olho vagar para o infinito, sem intenção… A falta de variação do nosso meio ambiente: mesma distância, mesma cor, mesma luminosidade é fator também de alteração do aparelho visual.

Aumento da pressão escolar:

Por ter vivido dez anos na Ásia, experimentei a competição escolar e universitária e vi como os estudantes não têm descanso nessa parte do mundo. A família literalmente investe no jovem. Já que raramente existe sistema de aposentadoria, o jovem (garoto principalmente) terá a melhor educação e será capaz, a longo prazo, de sustentar a família todinha: ascendentes e descendentes. Do lado da família: se espera um estudante modelo que será o provedor de toda a família (ascendente como descendente); do lado dos colegas existe uma competição enorme para os melhores lugares tanto na universidade como dentro da empresa onde ele quer se candidatar.

Conhecemos a sensibilidade do olho para todas as emoções. A pressão mental, a pressão psíquica e a pressão emocional modificam as tensões musculares ao redor do olho e dentro do olho (músculos ciliares).

O que fazer?

Abrir no seu dia momentos de reflexão e permitir-se possibilidades de relativizar os eventos.

Observar e escolher melhor suas opções para encontrar o caminho de mais conforto psíquico.

Lembro ao meu leitor que o yoga permite treinar melhor a observação e a seleção em todos os níveis: físico e até psíquico.
 

 

Músculo Ciliar: promove a acomodação, feita pelo cristalino; o músculo ciliar o circunda através de pequenos ligamentos ciliares.

Sedentarismo, principalmente dentro de ambiente fechado:

O artigo da revista The Lancet aponta que o fato de sair para o ar livre para receber diretamente a luz solar favorece a produção de dopamina. A dopamina é um mensageiro químico essencial em vários comportamentos humanos. Sua produção é favorecida pelo ensolaramento direto. Em outras palavras, nosso cérebro precisa que a luz do sol penetre pelos olhos para produzir uma série de hormônios indispensáveis à nossa vida e ao nosso bom humor.

Segundo esse mesmo estudo, uma insuficiência de luz natural favorece a miopia já que a produção de dopamina controla o tamanho do globo ocular. Falta de dopamina = olho mais comprido do que o normal = miopia.

O que fazer?

Curtir o sol de maneira razoável, sem óculos de sol (exceto quando prescrito ou em condições extremas).

Sentado na cadeira de praia, fechar os olhos e balançar o rosto alternadamente para a luz do sol e para a sombra.

Deitado e relaxando: sentir os raios do sol penetrando no olho até o fundo, curtir e apreciar esse momento.

Viver na frente da tela:

A curta distância entre o olho e o objeto é fator de tensões musculares que aprisionam o olho entre os vários músculos óculo-motores. Quanto aos músculos ciliares, eles reagem automaticamente às emoções: uma tarefa maçante, uma tarefa estressante na frente da tela e esses músculos contraem bloqueando com o passar do tempo  a ação do cristalino*, cuja imobilidade leva a um belo dia – em geral por volta dos quarenta anos de mau uso – a presbiopia.

Preciso acrescentar esse parágrafo falando sobre o “smartphone” que encurta ainda mais a distância do olho para o telefone e agrava a situação. O futuro da indústria de óculos é garantido!

O que fazer?

Lliberar o olho da visão à curta distância de vez em quando, focando o olhar através da janela para um beija-flor no jardim, para um avião nas nuvens, para um detalhe no telhado da casa vizinha ou parar por um tempinho e olhar para fora, sem focar nada, simplesmente deixando a paisagem “entrar passivamente” pelos olhos.
  
Genética:

Sem falar de doença, a única teoria sobre os problemas de refração era a dos genes: pai míope ou pai e mãe míope, filho míope. Gradativamente o raciocínio está mudando.

Os genes podem ser ativos ou não. Melhor, os genes podem ser ativados ou não. E melhor ainda, podemos desprogramar os genes quando ativados. O que diz essa nova ciência da **epigenética. Certos fatores sob certas condições podem modificar a expressão dos genes. Esses fatores podem ser externos como as condições de vida, a alimentação ou internos como os padrões de reações emocionais ou os pensamentos. Você é diagnosticado como “míope”. Nada é definido para sempre. Tudo pode ser mudado, ao contrário do que foi pensado há três décadas, os genes não são o que definem você, já que uma mudança no meio pode modificar a expressão deles no mundo externo. Ex: sua familia pode sofrer de diabetes, mas se você decidir mudar seus padrões de vida com relação aos padrões de seus ascendentes: alimentação, nível de estresse, muito provavelmente, você nunca sofrerá de diabetes.

O que fazer?

Se não houver doença diagnosticada, convencer-se de que tudo é possível, que o olho pode voltar a funcionar normalmente se a chance for dada.

Parar com os comportamentos físicos e psíquicos que perturbam a visão.

Aplicar o máximo possível as dicas anteriores, ter confiança, relaxar, ter fé no potencial de cura que tem o organismo.

Com confiança imaginar-se sem óculos, com os olhos leves absorvendo tranquilamente tudo que é para ser visto sem querer, naturalmente como um peixe na água: tudo se apresenta ao redor, sem esforço.

Para finalizar: quando houver um tempinho, colocar os cotovelos na mesa, esfregar as mãos até sentir radiações e calor, formar duas cúpulas com as palmas das mãos. Imaginar a cor preta ou branca total e os olhos banhados pela cor escolhida, descansando dentro das palmas das mãos como dois pássaros em dois ninhos. Respirar tranquilamente, focar a atenção totalmente sobre os olhos.

Assim, você apazigua sua mente, os olhos se beneficiam da pausa e depois de alguns minutos se sentirá pronto e descansado para continuar seu dia. Essa técnica chama-se “palming”.

O artigo na revista The Lancet aponta a falta de prevenção. O que você acha de usar técnicas milenares de yoga para que seus olhos sejam companheiros para sempre?

*Cristalino: parte do aparelho visual parecida como uma lente que faz a acomodação fina da visão.

** Epigenética: estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quais o meio ambiente controla as atividades genéticas.