Como superar o medo de viver?

por Emilce Shrividya Starling

Nossos medos são muito antigos. Quando nascemos, já trazemos conosco sentimentos de limitações, de desamparo e medo do mundo.

Continua após publicidade

Como superar esse medo do mundo?

Um grande Mestre do yoga Baba Muktananda disse: "Há somente duas coisas que inspiram medo. A primeira é que você não está consciente do espaço de destemor em seu interior. A outra é que você não está consciente da ajuda de Deus".

Vamos contemplar esse ensinamento:

Por que temos medo, se existe em nosso interior este espaço divino onde a ajuda de Deus está sempre disponível?

Continua após publicidade

A resposta é: nossa mente negativa nos impede de chegar a esse espaço dentro de nós.

O medo é um véu que desce entre a alma individual e o Ser Supremo. É este medo que nos impede de ter fé em Deus e sentir o apoio divino.

O que fazer para vencer esses medos que trazemos conosco desde criança?

Continua após publicidade

As práticas espirituais do yoga como meditação, canto dos mantras purificam a mente e nos conduzem a esse espaço onde encontramos força e alegria independente.

Por isso, os Mestres do yoga nos incentivam a praticar com regularidade, disciplina e constância para aquietar a mente e desenvolver fé, confiança e coragem.

Aprenda como meditar – veja aqui.

Incorpore essa prática transformadora em sua vida diária.

Algumas pessoas aparentam não ter medo, mas alguns medos se escondem nos cantos escuros de suas mentes. Às vezes, elas enganam a si mesmas, achando que não têm medo algum. Mas nos esconderijos da mente, pode surgir aquela voz interior que sussurra: "Você tem certeza que é forte e não tem medo algum?"

Como diz o Chogyam Trungpa, no livro Shambala, A Trilha do Guerreiro: "Reconhecer o medo não é motivo para depressão ou desânimo. Se temos medo, temos também potencialmente o direito de experimentar o destemor. O verdadeiro destemor não consiste em diminuir o medo, mas ultrapassá-lo."

É importante ter a humildade de reconhecer nossos medos e a necessidade de buscar ajuda nos momentos desafiantes.

O yoga nos encoraja a ter um coração de leão, forte e corajoso. Porém, em alguns momentos mais difíceis da vida, nós podemos nos sentir emotivos, com dúvidas, com pensamentos negativos. Podemos acobertar a insegurança, a apreensão, o desânimo, a frustração que são diferentes nomes para o medo.

Precisamos nos libertar dos pensamentos de medo que são como ervas daninhas destruindo a serenidade e diminuindo a fé em Deus.

Como dizem os mestres yogues: "Para alcançar o destemor, as práticas espirituais são as ações mais nobres que você pode realizar." Por isso, em momentos difíceis, eles aconselham a orar, meditar, cantar o nome de Deus e buscar o refúgio no Ser interior, que habita dentro de nós.

Essas práticas espirituais dissolvem a impressão que o medo imprime em nossas mentes e fortalecem o amor e confiança em Deus. Diminuem a agitação da mente e a tendência dos sentidos de irem para o exterior. Fortalecem assim o poder de manter a mente tranquila.

Para alcançar esses frutos das práticas do yoga, é essencial a perseverança. Superar medos, obter o destemor e coragem são frutos inestimáveis do caminho espiritual.

Antes de praticar yoga, eu tinha muitos medos imaginários. Vivia como se estivesse dentro de uma prisão interna, limitada e presa nas emoções e sentimentos negativos.

Quando comecei a praticar a hatha yoga e meditação, percebi que haveria um longo caminho a percorrer para me libertar das amarras dos padrões mentais negativos do medo. E decidi me libertar.

O yoga me ensinou a desenvolver um coração corajoso e espírito forte. Estudei muito a filosofia e ética do yoga e comecei a praticar esses sábios e transformadores ensinamentos. Depois de anos de prática e estudos, tornei-me professora de yoga. E é muito gratificante ter a missão de ensinar yoga e meditação para as pessoas superarem suas dores da alma e serem mais felizes.

Com muita perseverança, entusiasmo, fé e determinação, pratico diariamente a meditação, canto dos mantras, a observação da mente e a escolha de pensamentos positivos.

Hoje me sinto livre de muitas crenças e pensamentos do meu passado e sinto-me muito motivada a praticar para melhorar cada dia mais.

Uma das práticas que tem me ajudado muito a alcançar a tranquilidade e o destemor é a repetição mental do mantra Om Namah Shivaya (Eu honro Deus que habita dentro de mim).

A repetição desse mantra é um grande antídoto para o medo e podemos repeti-lo mentalmente durante nossos afazeres, caminhadas, durante as atividades diárias. Repetir o mantra dissolve as limitações, dúvidas, ansiedade, raiva e inseguranças.

Uma boa prática também é ouvir CDs de mantras no carro, em casa. Cantar e ouvir mantras acalma corpo e mente e preenche seu coração de paz.

Eu poderia lhe dar muitos conselhos e relatos de minhas experiências e transformação, mas mesmo assim você pode escolher continuar com os mesmos pensamentos negativos, pode se recusar a mudar e se libertar de seus medos.

A escolha é sua! Você faz seu próprio milagre diariamente quando entende que o Ponto do Poder está no Agora, no momento presente. Somente você pode curar a si mesmo, porque você "é a única pessoa que usa a sua mente". Somente você pode escolher o que pensar.

Tome a decisão de mudar. Sinta: Estou disposto a mudar. Pratique observar sua mente. Cultive pensamentos positivos e sentimentos de amor por você.

Como diz um ditado: "Não tenha medo do amanhã. Deus já está lá".

Sinta: Eu estou com Deus. Deus está comigo. Desenvolva através da meditação regular esse estado de confiança.

Seja mais feliz. Você merece.

Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!