A felicidade se baseia na competência

por Roberto Shinyashiki

A felicidade se baseia na competência. Para ser feliz, é necessário desenvolver as habilidades para realizar planos. A pessoa que se dedica a um projeto mas não tem competência para realizá-lo vai inevitavelmente se sentir frustrada.

Continua após publicidade

Para um empreendedor, o raciocínio é o mesmo: sem competência, montar um negócio pode ser um passaporte para o inferno.

Quando se gerencia bem o trabalho, ele se transforma numa fonte de realização. A maioria vê o trabalho como meio de sobrevivência, quando ele pode ser uma fonte de satisfação. A felicidade surge quando a gente não consegue separar o trabalho da diversão.

Sem competência, o profissional não pode dizer que vive de seu trabalho; ele apenas sobrevive em seu trabalho.

É triste ver tanta gente lutando para sobreviver. E eu não falo apenas daqueles que ganham salário mínimo, mas principalmente de executivos que vivem angustiados com maus resultados e empresários que fogem dos cobradores. É muito pouco para a energia que investimos em nosso trabalho.

Continua após publicidade

Se desenvolvemos a capacidade de realizar nossos projetos, de curtir cada aprendizado e principalmente de ser amigos dos companheiros de empresa, trabalhar passa a ser imensa fonte de felicidade.

Fico muito feliz quando vejo que o lucro obtido nesses dias é, cada vez mais, fruto da capacidade de fazer o cliente feliz. O sucesso, hoje, resulta do esforço de surpreender o cliente. Agora, para fazer com que o cliente se sinta especial, tenho de ser especial também e preciso de uma equipe especial. Ninguém pode se sentir mais um na multidão e produzir algo diferenciado.

Felicidade está no momento presente

Continua após publicidade

O mais importante: o melhor momento para ser feliz é agora! Se para ter sucesso você precisa de metas, para ser feliz você deve abandonar seus objetivos futuros. Quem põe a felicidade em algum lugar do futuro nunca irá alcançá-la. Você tem tudo de que precisa para ser feliz hoje!

Assim, não espere a promoção ou a aposentadoria para começar a ser feliz. Seja feliz todos os dias! Nem que seja um pouco, mas todos os dias! Afinal, a sensação de ser feliz é um combustível para sentirmos que viver vale a pena. E como vale!

Seu trabalho é fonte de angústia: reflita!

Se seu trabalho é fonte de angústia, pare para refletir nos seguintes pontos:

Será que estou no lugar certo?

Será que estou no emprego que corresponde a meu talento?

Será que quero passar a vida inteira fazendo isso?

Se você não está feliz, mude de profissão, de empresa ou aprenda mais para conseguir um emprego melhor. Não faça algo apenas por obrigação, procure sempre obter muito prazer no que faz. Viva com paixão. Quando a pessoa faz algo de que gosta, não sabe diferenciar se está trabalhando ou se divertindo.

Por mais simples que seja seu cargo, você tem a oportunidade de criar felicidade para todos na empresa. E isso se chama liderança pra valer. Um exemplo é a dona Helena, que trabalha conosco, a responsável pela limpeza da empresa, pelos lanches e pelo sorriso de todo mundo quando ela se aproxima. É só ver alguém de cabeça quente, inclusive o presidente da empresa, que ela vem com o chá predileto e se oferece para ajudar. Acredito que ela seja uma das maiores produtoras de felicidade em nossa turma.

As pessoas felizes no trabalho aprendem a curtir os aprendizados de um projeto, sentem a alegria de cooperar com um colega, o prazer de fechar um negócio e comemorar com a turma a superação da meta.

A felicidade na organização depende de você, de sua paixão pelo negócio, de sua lealdade para com a turma, da palavra amiga de conforto quando alguém passa por uma dificuldade, de sua comemoração pela vitória do colega. Coisas simples que fazem todos trabalhar com paixão.