Abuso no consumo de bebida alcoólica é a causa mais comum de gota

por Jou Eel Jia

A gota é uma doença reumática (enfermidade que acomete o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações ("juntas"), que tem como causa a elevação do ácido úrico e depósitos de cristais de ácido nos tecidos e articulações provocando a dor.

Continua após publicidade

A MTC entende essa doença reumática como a estagnação da energia por mucosidade proveniente da alimentação.

Na realidade existe a gota do tipo primário, de causa desconhecida que pode ser genética; e a do tipo secundária que pode ser provocada por alguma doença como anemia falciforme, talassemia (tipo de anemia hereditária), psoríase, insuficiência renal, pressão alta, obesidade e hipotireoidismo, ou causada pelo uso de medicamentos como por exemplo diuréticos e aspirinas.

O abuso de álcool, que na MTC é considerado formador de mucosidade no corpo, é a causa mais comum da gota.

Uma dieta muito rica em proteína (exemplos abaixo) gera mucosidade e também leva à formação de gota no organismo.

Continua após publicidade

Os sintomas de gota são: artrite nas articulações com sintomas de calor, vermelhidão, inchaço e muita dor. A articulação principal é o dedão do pé, tornozelo ou ainda o dorso do pé. Essa crise dura aproximadamente de 5 a 7 dias.

A mucosidade fica alojada dentro do organismo esperando uma oportunidade para aparecer, isso pode ocorrer em alguns meses ou até mesmo em anos.

Os alimentos que contém muita mucosidade são: carnes vermelhas, frutos do mar, miúdos, embutidos e principalmente o álcool que inibe a conversão das proteínas para serem eliminadas pelo rim.

Continua após publicidade

O tratamento recomendado pela MTC para dissolver as congestões de mucosidade no sangue são o consumo de chás como dente de leão, cavalinha, cabelo de milho, bétula e urtiga e o óleo de copaíba por seu efeito anti-inflamatório.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento. Evite a automedicação.