Comportamento explosivo pode estar associado a traços epiléticos?

por Eduardo Ferreira Santos

"Meu filho é explosivo, grita, quebra as coisas e está agressivo"

Continua após publicidade

Resposta: Sim, o comportamento explosivo está bastante associado a traços epiléticos, seja por conta da própria doença em si, seja por um traço de personalidade explosiva, chamada também de personalidade epiléptica.

O caminho é tentar mostrar ao seu filho os prejuízos que esse comportamento podem causar para ele e para os outros e que isso não é CULPA dele, mas sim, talvez, de uma disritimia cerebral que pode ser facilmente corrigida por um médico.

Procure demonstrar que você quer ajudá-lo e que, para isso, precisa que ele queira também se ajudar, pois sendo desse jeito explosivo, a vida irá responder da mesma forma e ele só tem a perder com isso.

Hoje em dia, torna-se cada vez maior a crença de que fatores biológicos e genéticos interfiram na origem dos transtornos mentais. Isso leva a crer que a presença de uma anomalia na ancestralidade possa pelo menos contribuir para um transtorno na descendência.

Continua após publicidade

No caso específico da epilepsia não há nada comprovado, mas, mesmo assim, não se pode descartar esta hipótese.

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade