Alimentação pode influenciar nos processos inflamatórios e de dor?

por Jocelem Salgado

A dor nada mais é do que uma sensação ruim que sentimos sinalizando que algo de errado está acontecendo com o nosso corpo.

Continua após publicidade

Por meio de células especiais, os nociceptores, que estão espalhados por todo o corpo, a dor é detectada e transmitida através de fibras nervosas até o sistema nervoso central. A dor pode ser causada por diversos fatores e um deles é a inflamação.

Estudo realizado nos Estados Unidos definiu e validou um índice inflamatório para avaliar o potencial inflamatório da dieta que consumimos. A análise de diferentes constituintes alimentares sugere que a dieta pode influenciar positiva ou negativamente a produção de fatores inflamatórios no organismo humano.

De acordo com o estudo, "O propósito da criação de um índice inflamatório, é prover uma ferramenta que possa categorizar a dieta de uma pessoa como anti-inflamatória ou pró-inflamatória", explicam os autores. Dessa maneira, uma dieta já conhecida como sendo anti-inflamatória pode exercer um efeito protetor contra uma resposta inflamatória exacerbada e proteger indiretamente o organismo do desenvolvimento de algumas doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas relacionadas com inflamação.

No estudo, foi elaborada uma pontuação para diversos compostos alimentares e alguns alimentos, dependendo do seu potencial inflamatório. A pontuação de -1 foi dada àqueles alimentos ou nutrientes com efeitos pró-inflamatórios; a pontuação de +1 para os alimentos cujos efeitos foram anti-inflamatórios; e 0 para as variáveis dietéticas que não produziram mudanças nos marcadores inflamatórios.

Continua após publicidade

De acordo com este índice, os compostos alimentares com características pró-inflamatórias (ou seja, aqueles com pontuação mais próxima de -1) foram em ordem decrescente: carboidratos (-0,346); lipídios (-0,323); gordura saturada (-0,25); colesterol (-0,21); vitamina B12 (-0,09); ácidos graxos monoinsaturados (-0,05) e ácidos graxos ômega-6 (-0,016).

Os compostos alimentares anti-inflamatórios (com pontuação mais próxima de +1) foram, em ordem decrescente: magnésio (0,905); açafrão-da-índia (0,774); betacaroteno (0,725); genisteína (uma isoflavona da soja 0,68); vitamina A (0,58); chás (0,552); fibras alimentares (0,52); vinhos (0,48); quercetina (tipo de flavonóide,presente em cebolas, maçãs,etc 0,49); luteolina (tipo de flavonóide, 0,43); vitamina E (0,401); ácidos graxos ômega-3 (0,384); vitamina C (0,367); vitamina D (0,342); zinco (0,316), vitamina B6 (0,286); alho (0,27); niacina (0,26); ácido fólico (0,214); cerveja (0,2); gengibre (0,18); daidzeína (uma isoflavona, 0,17); cianidina (pigmentos vermelhos de vegetais, 0,13); epicatequina (0,12); cafeína (0,035); riboflavina (0,16); bebidas alcoólicas (0,1); proteínas e tiamina (0,05); ferro (0,029) e selênio (0,021).

A partir deste índice é possível listar alguns alimentos que podem ser grandes aliados no combate às dores, principalmente aquelas de origem inflamatória, como dores de garganta, artrite entre outras.

Continua após publicidade

Podemos começar citando a cúrcuma. A cúrcuma é uma raiz também conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia, muito utilizada como condimento para os alimentos. Seu principal componente é a curcumina, que de acordo com o índice, é um poderoso agente anti-inflamatório e por isso grande aliado no alívio das dores.

As frutas vermelhas contêm flavonoides que são potentes antioxidantes. As pesquisas afirmam que os antioxidantes impedem os danos produzidos pelos radicais livres e inibem as enzimas ciclooxigenases (causadoras da inflamação) melhor do que muitas drogas anti-inflamatórias.

O gengibre não é apenas um analgésico anti-inflamatório natural, mas também protege o estômago dos efeitos dos analgésicos. Beber a infusão feita com o gengibre é uma ótima maneira de aliviar dores, principalmente artrites e dores de garganta.

O alho pode reduzir a inflamação e a dor no corpo, graças aos compostos sulfurados (contem enxofre).

Os abacates contêm muitos compostos diferentes que combatem a inflamação. Isso inclui os carotenoides, fitoesterois, gorduras insaturadas, como ácidos graxos ômega-3 que trabalham em conjunto no processo anti-inflamatório.

O salmão é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3 que são muito eficazes na luta contra a inflamação. Os ômega-3 são utilizados para tratar uma ampla gama de doenças inflamatórias, doenças do coração, doenças autoimunes bem como a doença de Alzheimer. Outros peixes como a sardinha, anchova e cavala também são anti-inflamatórios.

O azeite de oliva contém ácido alfa-linolênico (ALA), um tipo de ômega-3 que é um potente anti-inflamatório.

Além destes alimentos, é importante o consumo de muita água durante o dia. Muitas vezes, uma simples dor de cabeça aparece como um sintoma de desidratação ou de uma hidratação insuficiente. Em casos de dor de garganta, a inflamação costuma deixar a garganta ressecada, por isso a água é uma grande aliada. Ela ajuda a aliviar a sensação incômoda da dor de garganta, mantendo as cordas vocais hidratadas e impedindo que elas se ressequem novamente. Beba sempre muita água, é importante tomar pelo menos dois litros de água por dia para manter a pele hidratada e a saúde do organismo.