Por que ele e ela temem compromisso

por Priscila Lopes Parro

Primeiramente, gostaria de explicar que comprometer-se numa relação amorosa não significa, necessariamente, vincular-se ao parceiro de acordo com normas sociais e culturais, como o casamento, por exemplo. Comprometer-se significa, antes de tudo, envolver-se emocionalmente na relação e entregar-se ao outro.

Continua após publicidade

Experiências pessoais e relatos de pacientes e conhecidos fizeram com que me deparasse com a questão de que existem homens e mulheres que têm dificuldade em comprometer-se numa relação amorosa.

Segundo a teoria da Psicologia Analítica, existem padrões para as vivências humanas, chamados de arquétipos, pelos quais somos regidos. Quando crianças, passamos por uma experiência de simbiose com a mãe, não discriminando ainda eu e outro. Nessa fase, a mãe (ou quem faça o seu papel) constela uma faceta importante do arquétipo feminino: de um lado representa o acolhimento e a proteção da criança, e do outro, o aprisionamento e a destruição do filho.

A destruição (simbólica ou concreta) do filho é impedida graças à manifestação do arquétipo masculino (representado pelo pai ou por quem exerça sua função), que impulsiona o indivíduo a separar-se e libertar-se do feminino, e ir em busca do fortalecimento de sua personalidade, de sua individualidade e de sua verdadeira essência. Sem a presença do princípio masculino, ficaríamos eternamente diluídos no mundo da mãe e sem vida própria.

Dessa maneira, podemos ver que o arquetípico é inevitável. O conflito entre o princípio masculino e o aspecto aprisionador e destruidor do princípio feminino. E a sereia é uma das representações deste aspecto do feminino:

Continua após publicidade

"Elas seduziam os navegadores pela beleza de seu rosto e pela melodia de seu canto, para em seguida, arrastá-los para o mar e devorá-los" (Chevalier; Gheerbrant, 2002, p. 814)

O que ocorre é que muitos homens fogem de compromisso com a parceira, pois na verdade, estão fugindo desse aspecto arquetípico do feminino, simbolizado aqui pela sereia. Esses homens sentem que poderão morrer caso se entreguem a uma mulher.

As mulheres, por sua vez, possuem seu lado sereia e, quando tomadas por ele, podem seduzir o homem, hipnotizá-lo com sua beleza e capacidade de atração para, logo em seguida, mandá-lo embora. A sereia é o símbolo da sedução mortal, e a mulher que é tomada por esse seu lado, não mantém compromisso com o parceiro com quem se relaciona e seduz, mas sim, o destrói.

Continua após publicidade

O que é preciso na realidade, é que os homens tomem consciência do conflito existente entre o masculino e o aspecto do feminino que temem, para então poderem enfrentar tal conflito e o superarem. Já as mulheres, precisam conscientizar-se de seu lado sereia, para assim não serem tomadas por ele, tendo a possibilidade de vivê-lo de forma consciente e saudável.

O Canto da Sereia
Mulheres e Homens que Fogem de Compromisso em Relacionamentos Amorosos

"Cheguei na boca da noite
Parti de madrugada
Eu não disse que ficava
Nem você perguntou nada
Na hora que eu ia indo
Dormia tão descansada
Respiração tão macia
Morena nem parecia
Que a fronha estava molhada (…)
Gente de nossa estampa
Não pede juras nem faz
Ama e passa e não demonstra
Sua guerra, sua paz
Quando o galo me chamou
Eu parti sem olhar para trás
Porque morena eu sabia
Se olhasse conseguia
Sair dali nunca mais (…)"
Na Boca da Noite. Toquinho/ Paulo Vanzolini