Como lidar com a compulsão motivada pela tristeza?

por Eduardo Ferreira Santos

"Li aqui no Vya Estelar vários artigos referentes a comportamento. Por exemplo, compulsão por compras. Faço tratamento psiquiátrico desde 1999, foram diagnosticadas várias fragilidades psicológicas durante esse tempo. Mas as duas mais importantes foram a compulsão e a tristeza. Não tenho condições financeiras para pagar psicoterapia. Faço uso atualmente de 300mg de bupropiona. Será que é hora de mudar essa medicação. Me ajude."

Continua após publicidade

Resposta: Provavelmente você tem mesmo algum tipo de transtorno no desenvolvimento de sua personalidade que a leva a apresentar esse conjunto de sintomas.

O Ser Humano é um ser biopsicossocial, isto é, há em nossa personalidade componentes biológicos (genéticos, hereditários), psicológicos (todo o nosso desenvolvimento desde o nascimento) e social (o momento particular que estamos vivendo com todas as suas dificuldades).

Assim, tratar apenas o biológico (com um medicamento, seja ele qual for) estará apenas cuidando de uma parte de um todo, quando sabemos que o TODO é muito mais que a simples soma das PARTES.

Quanto a não poder pagar uma psicoterapia, há uma grande quantidade de faculdades de psicologia e CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) que oferecem psicoterapia gratuita ou a preços simbólicos.

Continua após publicidade

Portanto, independente de qual medicação você estiver tomando (e são várias que funcionam diferentemente para cada pessoa), acho FUNDAMENTAL que você procure uma ajuda psicológica e faça uma psicoterapia integrada, isto é, medicação + psicoterapia.